Vamos manter os documentos em dia, fiscalização do CRLV 2019 começa neste domingo (1º)

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Fiscalização do CRLV 2019 começa neste domingo (1º)

Cronograma segue numeração final da placa. Mais de 46% da frota do Distrito Federal está licenciada

AGÊNCIA BRASÍLIA *

A fiscalização do licenciamento 2019 terá início neste domingo (1º) e seguirá o calendário nacional do Contran, escalonado por final de placa. A partir de setembro, os condutores de veículos com placas terminadas em 1 e 2 deverão portar o Certificado de Licenciamento 2019.

Até agora, 837.648 veículos foram licenciados no Distrito Federal, 46,4% da frota de 1.804.572 da Capital. Para receber o documento é necessário quitar todos os débitos como taxa de licenciamento, multas, IPVA e DPVAT.

O número de usuários que procuram as unidades do Detran aumenta consideravelmente neste período do ano. Por isso, o órgão pôs à disposição diferentes formas de atendimento presencial e aumentou a oferta de serviços online. O objetivo é diminuir as filas, oferecer maior conforto à população e agilidade na entrega do documento.

Portal de Serviços
Por meio do Portal de Serviços do Detran-DF, lançado em julho deste ano, o cidadão pode escolher previamente, em qual unidade do Departamento ou do Na Hora deseja retirar o documento.

Além disso, é possível acompanhar o andamento da emissão do CRLV no menu minhas solicitações. O sistema atual, no qual o proprietário de veículo realiza os pagamentos e aguarda o licenciamento chegar pelo correio, continua funcionando normalmente.

Ainda pelo Portal, o cidadão pode gerar e imprimir a Autorização de Circulação no DF, que tem validade de 60 dias, ou ser direcionado ao site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para fazer o cadastro e seguir o passo a passo para baixar o CRLV Digital.

Detran nas Cidades
Em julho deste ano, o Departamento de Trânsito lançou o projeto Detran nas Cidades, no qual a autarquia utiliza um ônibus equipado para realizar atendimentos presenciais e oferecer serviços como consulta de débitos, impressão de boletos e emissão do CRLV no mesmo dia.

O projeto acontecerá até novembro e, a cada semana, o ônibus estará em uma região administrativa diferente. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h. O cronograma está disponível no site da autarquia.

Final de placa 

Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Desde 2018, a fiscalização do licenciamento no Distrito Federal segue o calendário definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A exigência ocorre a partir do 1º dia de cada mês, a começar de setembro, conforme o final da placa do veículo.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com o veículo não licenciado é considerado infração gravíssima e resulta em sete pontos na CNH, recolhimento do veículo e multa de R$ 293,47.


Calendário escalonado (fiscalização por final de placa)

1 e 2 –  1º de setembro

3, 4 e 5 – 1º de outubro

6, 7 e 8 – 1º de novembro

9 e 0 – 1º de dezembro


Com informações do Detran-DF

Adaptações:

Alexandre Torres

Guará News

Você também pode querer ler