Pular para o conteúdo
Início » Todos contra o Covid-19. AstraZeneca iniciará testes de vacina de Oxford combinada com Sputnik V

Todos contra o Covid-19. AstraZeneca iniciará testes de vacina de Oxford combinada com Sputnik V

 

Na manhã desta sexta-feira (11) a farmacêutica britânica AstraZeneca anunciou que iniciará testes em uma combinação da vacina contra a covid-19 desenvolvida por meio de parceria com a Universidade de Oxford e a Sputnik V, produzida pelo instituto Gamaleya, na Rússia.

“O programa de ensaios clínicos vai avaliar a segurança e imunogenicidade da combinação da ASD1222, desenvolvida pela AstraZeneca e a Universidade de Oxford, e a Sputnik V”, disse a AstraZeneca em comunicado.

Cientistas russos acreditam que a combinação das duas vacinas pode aumentar a eficácia dos imunizantes e, segundo a Reuters, os testes serão feitos em voluntários com mais de 18 anos. A sugestão de parceria foi feita em novembro, pelo Twitter oficial da Sputnik V.

De acordo com a AstraZeneca, se os testes clínicos forem bem sucedidos, a produção na América Latina deve começar no primeiro semestre de 2021. Segundo Kirill Dmitriev, diretor do Fundo Soberano da Rússia, “isso mostra a força da tecnologia da Sputnik V e nossa vontade e desejo de fazer parcerias com outras vacinas para combater a covid-19 juntos”.