Pular para o conteúdo
Início » Tempo fechado com temporais, transtornos no DF, árvores caídas e alagamentos

Tempo fechado com temporais, transtornos no DF, árvores caídas e alagamentos

Por Mara Puljiz, G1 DF


Árvore cai na 410 Sul após temporal no DF — Foto: Reprodução

Árvore cai na 410 Sul após temporal no DF — Foto: Reprodução

Até 19h, o Corpo de Bombeiros atendia 14 ocorrências de quedas de árvore. Na 409 Sul, uma árvore caiu em cima de uma parada de ônibus. Segundo os bombeiros, “foi só um susto e ninguém se feriu”.

Árvore cai em cima de parada de ônibus na 409 Sul após temporal no DF — Foto: Reprodução

Árvore cai em cima de parada de ônibus na 409 Sul após temporal no DF — Foto: Reprodução

Na 210 Sul, uma outra árvore foi arrancada pela raiz. Os galhos caíram perto de um prédio. A estudante de fisioterapia Arika Lucélia Albuquerque, de 18 anos, disse que três vidraças do bloco B quebraram.

“Estava ventando forte, uma tampa de caixa d’água veio parar debaixo do bloco e outra árvore caiu em cima de uma praça e destruiu um parquinho”, disse a estudante.

 

Alagamento no Setor de Autarquias Sul — Foto: Felipe Morais

Alagamento no Setor de Autarquias Sul — Foto: Felipe Morais

No Setor de Autarquias Sul, a pista ficou alagada. Galhos foram parar no meio da via. O publicitário Felipe Morais, de 30 anos, contou que tinha acabado de sair do trabalho quando se deparou com a situação caótica, na volta para casa (veja foto acima).

“O trânsito estava parado. Tinha uns 200 a 300 metros de água , sentido Norte /Sul. Foi todo mundo pra faixa da direita, que estava com menos água, pra poder passar”, disse Morais.

Na QNN 38, em Ceilândia, o vento derrubou uma árvore em cima da rede elétrica. Foi na altura da Feira da Guariroba, às 17h54.

Moradores e comerciantes ficaram sem energia. A árvore tomou parte da pista e até às19h30 os bombeiros permaneciam no no local.

No Hospital Regional de Sobradinho, no domingo (7), parte do laboratório alagou por causa da chuva. Segundo a Secretaria de Saúde, “a estrutura é antiga e as calhas não suportaram a força da chuva”.

A direção do hospital afirmou que não houve prejuízo ao pacientes e que nem abalo nas estruturas, ou risco para pacientes e servidores. A área foi isolada e, depois, limpa.

Sem energia elétrica

 

Queda de árvore em fiação na QNN 38 de Ceilândia — Foto: Divulgação /Corpo de Bombeiros

Queda de árvore em fiação na QNN 38 de Ceilândia — Foto: Divulgação /Corpo de Bombeiros

A Companhia Energética de Brasília (CEB) informou que até às 19h03 desta segunda-feira (8) foram registrados 347 chamados de falta de energia no DF. A CEB disse que os clientes que estiverem sem luz devem registrar o chamado para que sejam atendidos “por ordem de registro e prioridade”.

Segundo a CEB, entre os motivos da falta de energia, estão postes abalroados, quedas de árvores sobre a rede e descargas atmosféricas, que podem causar ruptura de cabos.

Os chamados em aberto na noite desta segunda-feira eram nas seguintes regiões do DF:

  • Leste (94)
  • Centro (152)
  • Oeste (64)
  • Sul (37)

 

Previsão de mais chuva

 

Registro de arco-íris na capital federal nesta segunda-feira (8) — Foto: Flávio Robin

Registro de arco-íris na capital federal nesta segunda-feira (8) — Foto: Flávio Robin

Segundo o Instituto Nacional de Meterologia , a média de chuva esperada para fevereiro é de 183 milímetros, mas só no Plano Piloto choveu 178 milímetros em oito dias, o que equivale a 98% do esperado para o mês. No mesmo período de 2020, só tinha chovido 52% no Plano Piloto.

Em Brazlândia, foram 162 milímetros de chuva. Planaltina, Gama registraram menos quantidade, abaixo de 0,1 milímetro.

“Quando a ZCAS se forma, uma extensa faixa de nuvens carregadas persiste sobre o Brasil por vários dias consecutivos, cruzando o país sobre parte da Região Norte, do Centro-Oeste e do Sudeste. Assim, a previsão que durante a atuação dela, as chuvas ficaram dessa forma que estamos verificando, chuva fraca, oscilando para o moderado e por vezes forte”, explica Andrea.

Segundo a meteorologista Andrea Ramos, essas condições de tempo estão associadas com à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que é o sistema meteorológico do verão no Brasil, responsável por um período prolongado de chuva frequente e volumosa sobre parte das Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

A previsão é de mais chuva ao longo da semana, com trovoadas em áreas isoladas, com temperaturas variando de 17°C a 27°C e umidade entre 95% e 60%.

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News