Pular para o conteúdo
Início » Sejus lança programa itinerante para atender idosos

Sejus lança programa itinerante para atender idosos

Sejus lança programa itinerante para atender idosos

Sejus lança programa itinerante para atender idosos

Sua Vida Vale Muito é expandido com objetivo de visitar cidades do DF e levar atendimento médico e psicossocial a esse público específico

AGÊNCIA BRASÍLIA * | EDIÇÃO: RENATO FERRAZ

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) começa, nesta sexta-feira (21), uma nova fase do Programa Sua Vida Vale Muito: a Ação Itinerante. A proposta é visitar as cidades do Distrito Federal para levar atendimento médico, psicossocial, orientação nutricional e terapia ocupacional aos idosos, especialmente os que participaram da ação Hotelaria Solidária. A Ceilândia será a primeira cidade a receber o serviço, que estará no CEU das Artes – QNR 02, entre os dias 21 e 28 de agosto (exceto no domingo), das 09h às 17h.

Segundo a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, o programa contribuirá com a qualidade de vida e o retorno à rotina dos mais de 300 idosos que ficaram 90 dias hospedados no Brasília Palace Hotel. Nesse período, eles aprenderam a se proteger contra a Covid-19 e a importância de adquirir hábitos saudáveis no seu cotidiano.

“Agora, além de acompanhá-los virtualmente, vamos estar presentes nas regiões administrativas com os nossos serviços, dando toda a atenção, carinho e atendimento individualizado. Nesse momento tão difícil, temos que nos reinventar para continuar o atendimento a nossa população, mas é claro: com toda a segurança” disse Passamani.

Para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, serão adotados todos os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias. Entre as medidas de segurança estão a testagem prévia dos servidores, a desinfecção do local, o uso de máscaras e álcool em gel 70% e o distanciamento social. A Secretaria ressalta ainda que o comparecimento dos participantes da Hotelaria Solidária é facultativo.

Atendimento virtual
O acompanhamento dos idosos atendidos na ação Hotelaria Solidária também é realizado de forma virtual. A Sejus criou grupos via WhatsApp, separados por RAs, para manter o monitoramento e o contato com todos os participantes. Com essa ferramenta, psicólogos e assistentes sociais acompanham diariamente o processo de volta à rotina desses idosos desde o encerramento do programa no dia 22 de julho.

Com informações da Sejus/DF

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News