Pular para o conteúdo
Início » “Que sufoco!” Alerta! DF chega ao 105º dia sem chuva com temperatura de até 33ºC

“Que sufoco!” Alerta! DF chega ao 105º dia sem chuva com temperatura de até 33ºC

Alerta! DF chega ao 105º dia sem chuva com temperatura de até 33ºC

Previsão do Inmet é que a umidade na capital esteja na casa dos 20% no período da tarde. A última chuva na região central foi há 114 dias

ATUALIZADO 08/09/2020 11:03

Ciclista faz esporte próximo ao termometro marcando 33 grausIGO ESTRELA/METRÓPOLES

O clima seco, característico do Distrito Federal nesta época do ano, levou as autoridades a decretarem estado de alerta aos moradores da capital. Para esta terça-feira (8/9), a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que a temperatura máxima chegue a 33ºC, nos momentos mais quentes do dia. Também à tarde, a umidade relativa do ar ficará em 20%.

Já são 105 dias sem chuvas em todo o Distrito Federal. Há 114, a região central de Brasília não vê precipitações. Segundo o meteorologista do Inmet Heráclio Alves, essa conta aumentará em, ao menos, 10 dias. “Chuva mesmo, só na segunda quinzena de setembro, e ainda assim isoladas. Nada que vá amenizar a secura”, afirma.

O especialista explica que o mês de setembro ainda está dentro do período de seca, o que faz necessário o reforço das orientações para a época. “Antes de mais nada, sempre se manter hidratado”, ressalta o meteorologista. “Também é importante evitar o manuseio de qualquer atividade com fogo. Além das queimadas, a fumaça é muito prejudicial para o corpo”, alerta.

Dados levantados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) reforçam as recomendações para evitar incêndios. Em 2020, quase 5 mil ocorrências para conter queimadas foram atendidas pela corporação, que calcula uma área queimada de 10.820 hectares (1,08 milhão de metros quadrados), que corresponde a 66,8% de vegetação queimada em todo o ano de 2019.

Atividades físicas também são desencorajadas pelo especialista nos momentos de pico de temperatura e umidade mínima. “Quem puder, evite se expor ao ar livre entre as 11h e 16h”, recomenda o plantonista do Inmet. Com a umidade constantemente abaixo dos 20%, o DF está em estado de alerta.

Ainda segundo o instituto, o maior período de estiagem na capital federal foi de 163 dias, no ano de 1963.

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News