Pular para o conteúdo
Início » Novas quadras do Guará precisam muito mais do que segurança e mobilidade urbana. Esta semana na CLDF foram discutidas medidas. Que não fique só nas promessas

Novas quadras do Guará precisam muito mais do que segurança e mobilidade urbana. Esta semana na CLDF foram discutidas medidas. Que não fique só nas promessas

Novas quadras do Guará precisam muito mais do que segurança e mobilidade urbana. Esta semana na CLDF foram discutidas medidas. Que não fique só nas promessas

Bsb, 16.10.2021

Guará News

 

Por Alexandre Torres

Nas novas quadras do Guará precisam de medidas emergenciais para concluir a pavimentação de ruas das quadras QE 54 e 56. na via que liga o Guará até a EPNB entre as novas quadras e o Setor de Mansões IAPI temos problemas que além de falta de controle de velocidade dos carros por lombadas, ainda os moradores sofrem e já reivindicaram várias vezes na administração do Guará com a assessoria de imprensa, gerência de obras e gabinete da administradora assim como no DF Presente, Junto ao seu gerente Luciano estas melhorias. A via gera riscos relevantes aos transeuntes, crianças que estão no local e pedestres. A rua fica toda cheia de lama neste período de chuva levando pedregulhos, barro e areia no local.

Vídeo QE 56 smiapi

QE 56 Smiapi Barro e poeira

video 123 – QE 56 – SMIAPI

Nós do Guará News  já fomos chamados várias vezes para verificar a questão e levar ao conhecimento dos setores competentes. Nesta semana tivemos uma reunião na CLDF aonde form discutidas medidas para está região.

Confira aqui:

.

Moradores das novas quadras do Guará reivindicam medidas para aumentar a segurança

O deputado Delmasso enumerou melhorias necessárias em urbanização e prestação de serviços públicos para a região, como iluminação pública, pavimentação, saúde e transporte

O deputado Delmasso enumerou melhorias necessárias em urbanização e prestação de serviços públicos para a região, como iluminação pública, pavimentação, saúde e transporte

Entre outros pleitos, moradores das novas quadras do Guará reivindicaram medidas para aumentar a segurança na região durante audiência pública da Câmara Legislativa, na noite desta quarta-feira (13), que discutiu as demandas da população com representantes do governo. O encontro, mediado pelo deputado Delmasso, foi transmitido ao vivo pela TV Web CLDF e pelo canal da Casa no Youtube.

O parlamentar enumerou melhorias necessárias em urbanização e prestação de serviços públicos para a região, como iluminação pública, pavimentação, saúde e transporte. Delmasso pontuou a necessidade de substituir a iluminação pública por equipamentos de LED, entre outras medidas necessárias para propiciar a melhoria da segurança. Ele especificou ainda a falta de ônibus, de creche, de escolas públicas e de unidade básica de saúde para atender à população.

Ao corroborar com Delmasso, a presidente da Associação dos Moradores e Inquilinos das Novas Quadras do Guará, Teresa Ferreira, solicitou a instalação de câmeras de monitoramento e nova iluminação a fim de garantir a segurança. Ela defendeu também a construção de uma unidade básica de saúde naquela área, uma vez que a UBS da QE 38, a mais próxima, não está conseguindo atender à demanda local. Ferreira apontou ainda a falta de urbanização nas quadras 56 e 58, entre outras necessidades prementes. Tanto ela quanto o morador Rafael Goveia pleitearam novas vias de acesso às quadras.

Por sua vez, o morador Leandro Peres solicitou a instalação de águas pluviais e do parque dos eucaliptos, pedido este reforçado pela moradora Regina Barros. Entre outras demandas, os cidadãos locais reivindicaram a instalação de quebra-molas e o adequado endereçamento na área.

Respostas do GDF

Em resposta aos pleitos dos moradores, o diretor técnico da Companhia Energética de Brasília (CEB), Fabiano Cardoso Pinto, disse que fará um levantamento orçamentário sobre a troca da iluminação pública por equipamentos de LED na região, medida que poderá ser efetivada via emenda parlamentar.

Já o subsecretário de Operações da Secretaria de Mobilidade do DF, Marco Antônio Ricardo de Jesus, prometeu enviar equipes à área, na próxima semana, para fazer um levantamento das condições viárias e o mapeamento das paradas de ônibus.

A expansão de unidades básicas de saúde será avaliada pelo subsecretário de Infraestrutura em Saúde da Secretaria de Saúde do DF, Mário Furtado Souza. Por sua vez, a subsecretária de Desenvolvimento das Cidades da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Nayse Vieira, disse que o órgão está à disposição e aguarda os encaminhamentos que deverão ser feitos pela Administração Regional do Guará. Em nome da Administração, Vanessa Gama garantiu que as demandas foram notificadas e os moradores terão acesso ao andamento dos processos.

A pesquisa dos processos pode, inclusive, ser feita pelo portal SEI, enfatizou Delmasso, ao acrescentar que irá acompanhar, junto com a população local, o progresso da situação.

Franci Moraes – Agência CLDF

..