Pular para o conteúdo
Início » Nosso planeta precisa de atitudes de preservação urgentes. Biden promete reduzir pela metade emissões de gases

Nosso planeta precisa de atitudes de preservação urgentes. Biden promete reduzir pela metade emissões de gases

O presidente americano abriu a cúpula do clima se comprometendo com uma meta de redução climática que só pode ser alcançada com um declínio acentuado e rápido no uso de petróleo, gás e carvão pela economia americana

22 abril 2021
Na abertura da Cúpula de Líderes Sobre o Clima, convocada pelo presidente Joe Biden, a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, falou primeiro nesta quinta-feira, 22. Harris fez uma breve introdução ao evento antes de convidar Joe Biden para fazer o seu discurso.
Presidente dos EUA, Joe Biden na Casa Branca
20/04/2021 REUTERS/Tom Brenner
Presidente dos EUA, Joe Biden na Casa Branca 20/04/2021 REUTERS/Tom Brenner

Foto: Reuters

A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, cobrou uma ação “rápida e unida” da comunidade internacional sobre o clima na abertura da cúpula. “Como uma comunidade global, é imperativo que ajamos de forma rápida e unida para confrontar essa crise. E isso vai requerer inovação e colaboração ao redor do mundo”, disse a vice-presidente.

Kamala também destacou que uma mudança de paradigma vai requerer o uso de energias renováveis e novas tecnologias. “(isso) vai dar as nações a oportunidade de criar comunidades mais saudáveis e economias fortes”.

O presidente Joe Biden deu sequência à cúpula do clima se comprometendo a reduzir pela metade as emissões de gases causadores de efeito estufa dos Estados Unidos até o final da década, disseram autoridades da Casa Branca, uma meta que só pode ser alcançada com um declínio acentuado e rápido no uso de petróleo, gás e carvão por praticamente todos setor da economia.

“Este momento é mais do que falar em preservação do nosso planeta, é também sobre garantir um futuro melhor para todos nós. É por isso que quando as pessoas falam sobre clima, eu penso em empregos. Nossa resposta à questão climática demanda a uma criação de empregos extraordinária”, afirmou.

“Enfrentar esse momento é essencial para as futuras gerações e para saber o que vamos deixar a elas. Para gerar oportunidaes economicas para nossos trabalhadores”, afirmou Biden. “Quero um plano econômico que use energia verde e renovável. Eu vejo otimas oportunidades para gerar empregos para milhões de trabalhadores.”

A nova meta visa a fazer com que as emissões dos EUA caiam de 50% a 52% abaixo dos níveis de 2005 até 2030, disseram funcionários da Casa Branca. “Esse é um momento de imperativo moral. Imperativo econômico. O que fizermos de agora até a cúpula do clima de Glasgow, será essencial para o planeta”, disse Biden.

O presidente americano fez o anúncio formalmente às ao dar as boas-vindas a 40 líderes mundiais em uma cúpula virtual de dois dias sobre mudança climática, usando o Dia da Terra para proclamar o retorno dos EUA a uma posição de liderança global sobre o assunto e para exortar outros países a faça cortes igualmente íngremes.

Isso é um passo significativo em relação à promessa do governo Obama de uma redução de 25% a 28% até 2025 e tem o objetivo de sinalizar que a decisão de Biden de voltar a aderir ao Acordo de Paris sobre mudança climática é apenas o início de um esforço agressivo que incluem tentar pressionar outras nações para a frente.

O objetivo político da cúpula é claro: Biden quer demonstrar que a abordagem do ex-presidente Donald Trump para a mudança climática foi uma aberração. Trump retirou os Estados Unidos do acordo climático de Paris, destruiu todas as principais políticas climáticas domésticas e zombou da ciência estabelecida da mudança climática. Biden declarará que os Estados Unidos estão de volta, prontos para restabelecer as regras climáticas e acelerar a mudança da maior economia do mundo dos combustíveis fósseis.

Um informativo divulgado pela Casa Branca reitera as políticas que o governo Biden espera adotar, como o desenvolvimento de energia limpa financiado pelo pacote de infraestrutura do presidente e novas regulamentações sobre emissões automotivas. Mas não fornece um roteiro detalhado para reduzir as emissões em cada setor.