Pular para o conteúdo
Início » Mais de 25 mil testes rápidos são realizados em seis dias

Mais de 25 mil testes rápidos são realizados em seis dias

Mais de 25 mil testes rápidos são realizados em seis dias

Testagem em massa ocorre de segunda a sexta-feira em dez pontos do DF

AGÊNCIA BRASÍLIA

No sexto dia de testagem em massa na população do Distrito Federal, a Secretaria de Saúde realizou 5,6 mil testes rápidos para a Covid-19. Desse total, 16 pessoas foram diagnosticadas com a doença.

Fazem o exame, realizado com a coleta de uma gota de sangue, aqueles que apresentam sintomas há pelo menos sete dias. O resultado sai em até 30 minutos e é fornecido logo após a aplicação. Ao todo, já foram realizados, desde o dia 21 de abril, 25.858 testes com 163 resultados positivos.

O secretário de Saúde, Francisco Araújo, considera importante a ampliação do universo de testagem, pois, segundo ele, “precisamos ter pleno domínio da evolução da doença, inclusive para que possamos decidir os passos futuros do combate à Covid-19”.

A testagem é realizada por drive-thru, das 8h às 17h, em dez pontos do DF.  Em Sobradinho, o local precisou ser trocado. Antes funcionando na Área Especial para Indústria nº 3, agora o local de testagem passou a ser no estacionamento do SESI, quadra 13, no Parque dos Jequitibás. A mudança foi necessária para melhor atender os usuários.

On-line 

Para reduzir o tempo de espera e evitar aglomerações, desde ontem (27) o atendimento está sendo agendado pela internet, por meio do site Teste em Massa Covid-19 (www.teste.df.gov.br). Além deste canal, o cidadão pode agendar através do aplicativo e-GDF, disponível para download nos smartphones. Nas duas plataformas é necessário entrar no site e fazer o cadastro. Após se cadastrar, um comprovante chega, por e-mail, informando o local e hora do exame, e esse deve ser apresentado no local do exame.

Através do site é possível ter acesso ao resultado do exame que também é enviado para o e-mail informado durante o cadastramento.

Público-alvo

As testagens são prioritariamente para as pessoas com sintomas de gripe ou com histórico de contato com algum caso confirmado da Covid-19. Elas precisam residir com idosos e morar na região administrativa do local onde o drive-thru está montado.

Nos casos detectados como mais graves, os pacientes poderão ser direcionados para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência em atendimento para a Covid-19.

Precauções

Por segurança, é recomendado à população o uso de máscaras faciais já na saída do domicílio, e que cada carro tenha, no máximo, quatro pessoas.

A testagem é realizada por servidores da Secretaria de Saúde e conta com a participação de voluntários da área.

Pontos de Testagem

– Para moradores de Águas Claras, Taguatinga, Vicente Pires e Arniqueiras:
Uniplan
Unieuro
Residência Oficial do Governador

-Moradores das asas Sul e Norte, Sudoeste, Noroeste, Cruzeiro/Octogonal:
Parque da Cidade – Estacionamento 4Estádio Mané Garrincha

-Moradores do Lago Sul, São Sebastião, Itapoã, Paranoá, Jardim Botânico e Jardins Mangueiral:
Paróquia São Pedro de Alcântara – St. de Habitações Individuais Sul EQI 7/9 – Lago Sul

-Moradores do Lago Norte, Varjão e Granja do Torto:
Iguatemi Shopping

-Moradores do Guará, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Park Sul:
ParkShopping

-Moradores de Ceilândia, Pôr do Sol e Sol Nascente:
IESB Unidade Ceilândia

-Moradores de Sobradinho I, II, Fercal e Planaltina:
SESI – AE 03 – Lotes A/F – Q 13, Parque dos Jequitibás – Sobradinho

 

*Com informações da Secretaria de Saúde

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News