Pular para o conteúdo
Início » Frio intenso deve diminuir gradualmente nesta semana no DF, diz Inmet

Frio intenso deve diminuir gradualmente nesta semana no DF, diz Inmet

Por Carolina Cruz, G1 DF

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News


Por do sol no Entorno do Distrito Federal — Foto: Helio Marinho/TV Globo

Por do sol no Entorno do Distrito Federal — Foto: Helio Marinho/TV Globo

A previsão para esta segunda-feira (5) é de que os termômetros não passem de 25 ºC em Brasília. A mínima prevista é de 9ºC, a mesma registrada na madrugada de domingo (4).

Souza explica que a massa de ar polar que intensificou o frio na capital, influenciando a queda da temperatura para até 4,9ºC na última semana, já se dispersou, em direção ao oceano.

“Agora o frio está relacionado à massa continental seca, que ganha força no centro do Brasil e impede a formação de nuvens”, explica.

 

A baixa umidade causa o que os metereologistas chamam de “perda radiativa”. “Pode reparar que não tem nenhuma nuvem no céu. Elas funcionariam como um ‘cobertor’, para concentrar o calor que a gente recebe durante o dia”, diz o meterologista.

O especialista explica que é por isso que as temperaturas são mais altas apenas durante a tarde e há frio durante a manhã e à noite. “A tendência é o calor aumentar, mas vai continuar friozinho de madrugada”, afirma.

Umidade

 

Ainda de acordo com Souza “já estamos em alerta para a baixa de umidade e a tendência é ela diminuir mais ainda cada vez mais”. A semana começa com previsão de umidade entre 90% e 30%.