Pular para o conteúdo
Início » Folia de reis terá encontro nacional no Parque da Cidade com recursos da FAC

Folia de reis terá encontro nacional no Parque da Cidade com recursos da FAC

Folia de reis terá encontro nacional no Parque da Cidade com recursos da FAC

Brasília, 09 de fevereiro de 2023

No Parque da Cidade, começa 21º Encontro Nacional de Folia de Reis

Com recursos do FAC, evento terá a participação de 20 grupos de foliões vindos de todas as regiões do país

Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Adaptações

Alexandre Torres

Guará News

 

 

Começa nesta quinta-feira (9) e vai até domingo (12), no Pavilhão do Parque da Cidade, o 21º Encontro Nacional de Folia de Reis do Distrito Federal – evento que conta com R$ 800 mil do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A entrada é gratuita.

Espetáculo é uma celebração religiosa tradicional em todo o Brasil | Foto: Divulgação

A festa, uma das mais importantes representações da cultura brasileira, terá apresentações sempre às 19h,  com a participação de cerca de 600 foliões, divididos em 20 grupos que representam todas as regiões do Brasil. A Folia de Reis é celebrada na religião católica para comemorar a visita dos três reis magos (Gaspar, Melchior e Baltazar) ao menino Jesus.

Em Portugal, onde tem origem, a Folia de Reis era chamada “Festa Barulhenta”

O Encontro Nacional de Folias de Reis é comemorado no DF desde 2000, tendo sido suspenso apenas durante os dois anos de pandemia. Além das atrações artísticas, haverá outras atividades para estreitar a interação entre os participantes. “No sábado, faremos um seminário intitulado Panorama da Folia no Brasil e elaboraremos um documento sobre esta representação cultural, que será entregue ao Ministério da Cultura”, conta o organizador do evento, Valmir Batista.

No interior do país, onde a Folia de Reis é tradição, os foliões costumam entrar na casa das pessoas para celebrar e fazer orações. Os moradores os recebem com alegria e mesa farta de comida. Para repetir a tradição, durante o fim de semana, serão servidas 5.200 refeições aos participantes.

A festa é originária de Portugal, onde se chamava “Festa Barulhenta”. No Brasil, o barulho ganhou o nome de folia e se espalhou pelas cinco regiões, em cada uma delas absorvendo traços da cultura local. No Nordeste, os destaques são o Bumba Meu Boi e Festa de Reisado, por exemplo, expoentes da cultura da região. No Centro-Sul, ela se torna a catira, tendo a viola caipira como principal instrumento.