Pular para o conteúdo
Início » Flexibilização da quarentena é tema de live da CLDF nesta quinta-feira

Flexibilização da quarentena é tema de live da CLDF nesta quinta-feira

Flexibilização da quarentena é tema de live da CLDF nesta quinta-feira

Polêmica, a flexibilização do isolamento social no Distrito Federal é o tema da segunda edição da “Live CLDF”, programa semanal da Câmara Legislativa transmitido em seu canal no YouTube. Marcado para esta quinta-feira (2), às 17h, o debate vai contar com a participação, ao vivo, do deputado Fábio Felix (PSOL), líder da Minoria na Casa; e da deputada Júlia Lucy (Novo), que integra o maior bloco partidário do Legislativo local, o “DF Acima de Tudo”.

A discussão acontece na semana em que o governo do DF anuncia cronograma para a reabertura de academias, bares, restaurantes e escolas. “Já passamos de cem dias de paralisia de economia. As pessoas já não estão aderindo mais ao isolamento social porque elas precisam trabalhar para comer”, argumenta Júlia Lucy. Na opinião da parlamentar, “é melhor liberar o funcionamento com regras claras e protocolos de segurança efetivos, do que fingir que as pessoas conseguem ficar em casa sem receber dinheiro, sem trabalhar, sem se sustentar”.

Já o deputado Fábio Felix questiona a reabertura irrestrita pretendida pelo governador Ibaneis Rocha: “Quando o DF não tiver mais leitos de UTI disponíveis e o sistema de saúde entrar em colapso, a responsabilidade por cada morte evitável estará, sim, nas mãos do governador”. Para o distrital, as declarações dadas pelo chefe do Buriti de que “a restrição não serve mais para nada” e que a partir de agora vai tratar a Covid-19 como “uma gripe” são criminosas. “É lamentável que Ibaneis tenha deixado de ser exemplo no enfrentamento ao coronavírus para se tornar uma caricatura do Bolsonaro”, completa.

Quarentena – Nos mais de três meses de quarentena no Distrito Federal, a Câmara Legislativa votou, de forma remota, uma série de projetos visando a amenizar os efeitos da pandemia de Covid-19 para a saúde e a economia. Foram aprovadas propostas de renda emergencial para pessoas carentes; de auxílio para motoristas e donos de ônibus escolares; de transporte gratuito para trabalhadores da Saúde; de criação do Programa Emergencial de Crédito para Empresas, entre outros.

Live CLDF – O programa, produzido e mediado pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Casa, será veiculado pela TV Web CLDF, responsável pela transmissão de sessões plenárias, reuniões de comissões, audiências públicas e demais eventos da Câmara Legislativa. Durante o debate, os interessados podem enviar perguntas aos deputados por meio de chat no canal da Casa no Youtube.

A primeira edição da “Live CLDF” aconteceu nesta segunda-feira (29). O tema em discussão foi a mudança nas alíquotas previdenciárias dos servidores públicos distritais. Os deputados convidados foram Arlete Sampaio (PT) e Delmasso (Republicanos).

Denise Caputo
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News