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Deputado quer que GDF “reavalie” reabertura das escolas no Distrito Federal

Deputado quer que GDF “reavalie” reabertura das escolas no Distrito Federal

De acordo com Robério Negreiros, medida pode apresentar riscos, principalmente para as crianças e adolescentes da rede pública de ensino

Sala de aulaRAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

ATUALIZADO 16/07/2020 18:41

A previsão de retomada das aulas no fim do mês de agosto no Distrito Federal virou alvo de preocupação da Câmara Legislativa (CLDF). O deputado distrital Robério Negreiros (PSD), por exemplo, encaminhou um pedido, nesta quinta-feira (16/7), para que o governador Ibaneis Rocha(MDB) reavalie a decisão, já que o cenário da pandemia de Covid-19 ainda é incerto no período definido para a reabertura gradual das escolas.

“Considerando a importância e o cuidado que se deve tomar ao flexibilizar qualquer medida que coloque em risco vidas, solicitamos a Vossa Excelência que reavalie, juntamente com a equipe sanitária que o acompanha, sobre esse risco para as crianças e adolescentes do Distrito Federal”, diz trecho do documento ao qual a coluna teve acesso.

Além de Negreiros, outros deputados distritais – integrantes da oposição – também se posicionaram de forma contrária à retomada das atividades escolares no próximo mês.

Retorno gradual

Na segunda-feira (13/7), a Secretaria de Educação divulgou o cronograma para a retomada das atividades presenciais na rede pública de ensino do DF. De acordo com a pasta, a previsão é que o primeiro grupo de estudantes volte para as salas no dia 31 de agosto.

Os primeiros alunos a regressarem serão os da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os da Educação Profissional. Em 8 de setembro, será a vez dos matriculados no ensino médio.

No dia 14 de setembro, retornam os estudantes dos anos finais do ensino fundamental, incluindo a Escola do Parque da Cidade – Proem. Em 21 de setembro, voltam os anos iniciais, incluindo a Escola Meninos e Meninas do Parque.

Para a educação infantil, a retomada está marcada para 28 de setembro, enquanto que para os centros de ensino especial, a Educação Precoce e as classes especiais, as atividades presenciais estão previstas para 5 de outubro.

Para manter o distanciamento social, a Secretaria de Educação optou por um modelo híbrido. Metade dos estudantes de cada turma irá à escola presencialmente em uma semana, enquanto os demais farão atividades virtuais ou impressas – no caso daqueles que não tiverem acesso. Na semana seguinte, o sistema será invertido. A alternância irá até o fim do ano letivo, em janeiro. Alunos e profissionais da Educação que integrarem o grupo de risco para a Covid-19 serão mantidos em atividades remotas.

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News