Pular para o conteúdo
Início » Deflagrada operação especial da PCDF contra facção criminosa do DF que comete homicídios e tráfico

Deflagrada operação especial da PCDF contra facção criminosa do DF que comete homicídios e tráfico

O grupo cometeu ao menos dois homicídios durante as investigações da Operação Judas

ATUALIZADO 20/01/2021 8:13

Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (20/1), a Operação Judas. O objetivo é desarticular um grupo criminoso ligado à facção Comboio do Cão, responsável pela prática de vários delitos, como tráfico de drogas e de armas, além de homicídios nas regiões administrativas do Riacho Fundo, Recanto das Emas, Samambaia, Ceilândia e Taguatinga.

A investigação é coordenada pela Divisão de Repressão às Facções Criminosas (Difac) e pela Divisão de Repressão ao Crime Organizado (Draco), ambas do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Decor).

Durante as apurações, iniciadas há, aproximadamente, quatro meses, o grupo teria cometido pelo menos dois homicídios, sendo um deles a execução de um homem, em 13 de outubro de 2020, por meio de emprego de rajadas de pistola calibre 9mm, em plena luz do dia, na Praça do DI em Taguatinga. Os tiros chegaram a atingir pedestres que passavam no local.

Segundo a PCDF, a facção criminosa é contumaz na prática de homicídios com estas características, buscando amedrontar eventuais grupos rivais e demonstrar seu poderio bélico e domínio na região.

As investigações, que tiveram também a participação da Coordenação de Repressão às Drogas (Cord) e da 19ª Delegacia de Polícia, culminaram na expedição de oito mandados de prisão temporária e 22 de busca e apreensão, além de uma medida diversa da prisão consistente em colocação de tornozeleira eletrônica, em desfavor de integrantes do grupo criminoso.

Além dos endereços residências e comerciais dos investigados, os policiais identificaram uma chácara situada no Recanto das Emas que seria o local usado pela associação criminosa para armazenar drogas e armas de uso comum de seus integrantes.

Em meio ao cumprimento das ordens judiciais foram apreendidas até o momento duas pistolas Glock, carregadores estendidos, seletor de rajadas, munições, coletes balístico e grande quantia em espécie e foi estourado um laboratório de cocaína, o que culminou também em prisões em flagrante.

A ação desta quarta-feira, que contou com a participação de 110 policiais do Decor, do Departamento de Polícia Especializada, 19ª Delegacia de Polícia (Ceilândia), da Divisão de Operações Especiais (DOE) e apoio aéreo da Divisão de Operações Aéreas (DOA), objetivou, principalmente, arrecadar maiores evidências acerca dos crimes praticados e da conduta individual dos integrantes do aludido grupo, bem como a retirada de armas e outros objetos ilícitos das ruas.

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News