Pular para o conteúdo
Início » Aqui em Brasília, Brasil conquista 17 medalhas no Grand Slam de Judô

Aqui em Brasília, Brasil conquista 17 medalhas no Grand Slam de Judô

Brasil conquista 17 medalhas no Grand Slam de Judô

Apoio da torcida do DF foi fundamental para o sucesso da seleção nacional, no evento realizado na capital federal. De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer, feito entra para a história do esporte na região

AGÊNCIA BRASÍLIA *

 

O último dia de Grand Slam Brasília de Judô terminou com festa dentro e fora dos tatames. Enquanto a organização celebrava as arquibancadas lotadas do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), o público vibrava com as disputas dos pesos-pesados e a seleção brasileira comemorava as 17 medalhas conquistadas durante o evento. Ou seja, alegria para todos os lados.

Foi um dos melhores resultados nacionais em Grand Slams com quatro medalhas de ouro, nove de prata e quatro de bronze. Um feito que entrará para a história do judô, avalia o secretário de Esporte e Lazer, Leandro Cruz. “Fizemos uma das melhores participações do Brasil na história do evento. Isto foi fantástico para os atletas e para a torcida que vibrou nas arquibancadas. E essa possibilidade dos nossos atletas brigarem por pontos dentro de casa, nesta reta final para a disputa de uma vaga olímpica, também é positiva. Tenho certeza que esse evento veio para fazer história e ficar em Brasília”, destacou.

Para o coordenador técnico da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson, o apoio da torcida foi fundamental para o sucesso da equipe. “O resultado foi acima do esperado. Durante o ano todo, ganhamos 14 medalhas nos Grand Slams anteriores. E aqui em Brasília foram 17 medalhas. A gente tem uma briga acirrada pela vaga olímpica. Este resultado alavanca nossos atletas. O nível deste evento foi altíssimo com medalhistas olímpicos e mundiais. A gente sai orgulhoso daqui. E lutar em casa é bom porque tem o apoio e a empolgação da torcida e isso incentiva nossos atletas. Essa energia contribuiu para o resultado”, definiu.

A luta mais esperada da noite foi entre o campeão olímpico Teddy Riner (França) e o brasileiro David Moura. Em 20 segundos, o judoca francês, porém, desbancou o atleta brasileiro. Riner alcançou a sua 152ª vitória consecutiva nos tatames. A medalha de prateada de David mantém o atleta na briga pelo passaporte para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

“Hoje foi um dia importante para a vaga olímpica. “Ele foi melhor, mas minha atitude foi boa e vou continuar na briga pela vaga para as Olimpíadas. E lutar em casa é maravilhoso. Toda a minha família está aqui e os torcedores do Distrito Federal estavam torcendo por mim e todos os brasileiros. Tinha gente que eu nem conhecia me abraçando e falando que estava torcendo por mim. A gente ouve toda a gritaria da arquibancada. Isto dá uma motivação a mais. É uma grande oportunidade ter esta competição aqui. É um incentivo para a molecada mais nova. Foi sensacional e estou feliz com o resultado”, disse o atleta brasileiro peso-pesado.

Judôs nos Centros Olímpicos e Paralímpicos
O Grand Slam Brasília deixa como legado o incentivo para a prática de judô no DF. No próximo ano, todos os 12 Centros Olímpicos e Paralímpicos terão aulas de judô. “Nosso desafio é que a gente massifique e democratize o acesso ao judô em Brasília. E temos o compromisso de colocar, até o final de 2020, o judô em todos os COPs. E reforçamos a política de formação de judocas e vamos continuar sendo um celeiro de atletas de judô do Brasil”, destacou o secretário Leandro Cruz.

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer

Adaptações; Alexandre Torres

Guará News