Pular para o conteúdo
Início » Após fortes chuvas, reservatório de Santa Maria começa a transbordar

Após fortes chuvas, reservatório de Santa Maria começa a transbordar

Sistema Santa Maria é responsável por 27% do abastecimento de todo o Distrito Federal

atualizado 14/02/2021 19:59

Cristiano Carvalho/Caesb
Depois de o Distrito Federal ser atingido por fortes chuvas, o reservatório Santa Maria começou a verter na tarde deste domingo (14/2). Com mais tempestades previstas para ocorrerem nas próximas semanas, a tendência é que a água passe a transbordar completamente nos próximos dias.

“Além dos bons índices pluviométricos e do uso consciente feito pela população, o vertimento da barragem de Santa Maria se dá em especial pela flexibilidade operacional que os sistemas da Caesb [Companhia de Saneamento Ambiental do DF] possuem, de forma que a operação é realizada visando a preservação dos níveis do reservatório para que sua água seja utilizada na estiagem”, destaca Carlo Renan Brites, engenheiro da Área Ambiental da Caesb.

Veja imagens da operação:

1

Apesar dos bons índices, ele alerta que a população nunca deve deixar de adotar atitudes que visam a preservação da água. “As pessoas devem permanecer fazendo o uso consciente, sem desperdiçar”, lembra.

O Sistema Santa Maria é responsável por 27% do abastecimento do DF e possui uma vazão de 1.470 litros por segundo de água. O volume útil é de 45,5 milhões de metro cúbicos. A água excedente do reservatório Santa Maria segue para o córrego Três Barras. De lá, se junta com o Ribeirão Tortinho, formando o Ribeirão do Torto, onde há captação da empresa.

A Barragem de Santa Maria está localizada dentro do Parque Nacional de Brasília e faz parte das bacias do Paraná, Paranaíba e Corumbá. Essa barragem possui um espelho d’água de 7,65 km² e uma área de drenagem de 101 Km².

Neste domingo, o reservatório do Descoberto apresentou 97% do volume útil cheio.