Pular para o conteúdo
Início » Agora sim cheiro de chuva para refrescar a sexta feira, Guará, Águas Claras, Vicente Pires, Núcleo Bandeirante e outras cidades se alegram com a volta das chuvas

Agora sim cheiro de chuva para refrescar a sexta feira, Guará, Águas Claras, Vicente Pires, Núcleo Bandeirante e outras cidades se alegram com a volta das chuvas

Agora sim cheiro de chuva para refrescar a sexta feira, Guará, Águas Claras, Vicente Pires, Núcleo Bandeirante e outras cidades se alegram com a volta das chuvas

As regiões de Taguatinga, Vicente Pires, Águas Claras, Núcleo Bandeirante, Samambaia e Ceilândia registraram precipitações nesta sexta

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News

No fim da tarde desta sexta-feira (16/9), Taguatinga, Vicente Pires, Águas Claras, Núcleo Bandeirante, Samambaia, Ceilândia e Recanto das Emas registraram precipitações.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) previu chuva, de forma isolada, para essa quinta-feira (15). A previsão se concretizou com pingos d’água em Planaltina. Agora, as chuvas se manifestaram de forma mais generalizada.

Maior seca da história

Brasília bateu recorde de maior período de estiagem dos últimos 52 anos, com 131 dias sem chuvas, nessa quinta-feira (15/9). Considerando-se, porém, todo o DF, o intervalo é de 121, segundo o Inmet. No fim de semana, há previsão de novos registros, ainda em áreas isoladas. Volumes maiores e em mais regiões da capital federal devem ocorrer a partir da última semana de setembro.

A expectativa dos brasilienses é de que a precipitação ajude a aliviar os recordes de temperatura no ano. Na quarta-feira (14/9), por exemplo, os termômetros marcaram 35,2ºC, o maior registro de 2022 até o momento. A umidade relativa do ar ficou abaixo de 12%.

A falta de chuva impulsionou, ainda, a queda no volume de água no reservatório do Descoberto — principal responsável pelo abastecimento hídrico do DF —, que atingiu 51,8% na quinta-feira (15/9), segundo a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa).

Apesar do percentual em queda, o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Pedro Cardoso, disse que o DF não terá falta de água, como ocorreu há cinco anos.

6 dicas para dirigir na chuva com mais tranquilidade
  1. 1 – Evite freadas bruscas. Em diversas ocasiões, a chuva pega os motoristas de surpresa. …
  2. 2 – Use o farol baixo. …
  3. 3 – Mantenha distância do veículo da frente. …
  4. 4 – Revise os limpadores de para-brisa. …
  5. 5 – Tome conhecimento de avenidas alagadas. …
  6. 6 – Cuidado com os pedestres.