Pular para o conteúdo
Início » 2021 começa com chuvas e deve continuar com calor e muita água em janeiro

2021 começa com chuvas e deve continuar com calor e muita água em janeiro

Por G1 DF

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News


Chuva atinge Distrito Federal  — Foto: TV Globo/Reprodução

Chuva atinge Distrito Federal — Foto: TV Globo/Reprodução

O ano de 2021 começa com altas temperaturas e previsão de pancadas de chuva ao longo de janeiro, no Distrito Federal. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a primeira semana do mês será de tempo instável.

De acordo com a meteorologista Naiane Araújo, janeiro é um período de “temperaturas altas, mas ao mesmo tempo de muitas chuvas aqui no DF. É um período que não dá para fazer muitos planos ao ar livre”, explica.

Os termômetros nos próximos dias devem variar entre 18°C e 28°C. O clima úmido predomina durante todo o mês, com variações entre 45% e 100% de umidade.

Apesar do primeiro fim de semana do ano ter sido de muitas chuvas, a previsão do Inmet é de que no próximo sábado (9) e no domingo (10), o sol volte com mais força.

“O verão de Brasília é majoritariamente chuvoso, mas os dias de sol, normalmente são de muito calor. Janeiro é um mês com muita variação”, explica a meteorologista.

 

Orientações para períodos de chuvas fortes

É comum que no mês de janeiro, o Inmet e a Defesa Civil alertem para o perigo de chuvas fortes. No primeiro fim de semana de 2021, foi emitido um alerta laranja para o risco de precipitação intensa e queda de granizo, além de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Nesses casos, as orientações da Defesa Civil são:

  • Em situações de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193;
  • Caso ocorra destelhamento da residência, a orientação é permanecer dentro da casa e procurar abrigo, como uma mesa ou cama;
  • Não segurar objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés, além de não empinar pipas ou aeromodelos com fio;
  • Evita lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como celeiros, tendas ou barracos, e veículos sem capota, como tratores motocicletas ou bicicletas. Espaços abertos, como campos de futebol e estacionamentos também não são indicados;
  • Não entrar em piscinas ou lagos. Em rios e cachoeiras, o problema é agravado pela possibilidade de tromba d’água;
  • Se for motorista, não passa por locais alagados.