Pular para o conteúdo
Início » 2.489 doses de vacina para idosos de 66 anos são disponibilizadas pelo GDF

2.489 doses de vacina para idosos de 66 anos são disponibilizadas pelo GDF

Para imunização de idosos, a Secretaria de Saúde aplicará doses inicialmente destinadas a profissionais de saúde

Carros formam fila para vacinação no Lago Norte
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Secretaria de Saúde do Distrito Federal anunciou, na manhã deste sábado (3/4), o aumento de 1.111 para 3.600 no número das doses de vacina contra a Covid-19 destinadas para pessoas com 66 anos. A imunização desse público começou neste sábado, com grandes filas de carros, formadas desde o dia anterior.

Segundo a pasta, a ampliação ocorre em função de um ajuste interno: as vacinas que estavam em hospitais e ainda não foram utilizadas por profissionais de saúde agora serão aplicadas nas pessoas que têm a partir de 66 anos de idade. São 18 mil pessoas nesta faixa etária.

“A Secretaria de Saúde fez um esforço e conseguiu triplicar o número de doses ofertadas para aplicação da D1 [dose 1]. Pegamos todas as vacinas dos hospitais que ainda não tinham sido utilizadas e, com isso, disponibilizamos 1.200 doses em cada um dos três drive-thrus, totalizando 3.600 doses”, disse o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero.

O subsecretário afirmou que quem tomar a primeira dose terá a segunda aplicação garantida. Mas, para dar continuidade à vacinação e alcançar mais pessoas, o DF depende do envio de mais imunizantes pelo Ministério da Saúde.

Os drive-thrus vão funcionar até as 17h deste sábado, segundo Divino Valero. A partir das 14h, será feito um redimensionamento da fila, de acordo com a quantidade de doses que ainda restarem nos pontos de vacinação. A organização será feita com apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e do Departamento de Trânsito (Detran).

Medo

A vacinação contra a Covid-19 para pessoas de 66 anos no Distrito Federal começou na manhã deste sábado. São três pontos de imunização drive-thru. Na unidade instalada na Faculdade Unieuro de Águas Claras, teve gente que chegou por volta das 18h de sexta-feira (2/4) e dormiu na fila. O motivo é a preocupação de que não haja doses suficientes para todos.

Funcionários responsáveis pela aplicação do imunizante começaram a vacinação por volta de 9h. Desde então, a fila tem andado rápido e, para fiscalização da entrada, conta com agentes do Detran. Além da Unieuro, as pessoas podem receber a vacina, das 9h às 17h, no Estacionamento 13, do Parque da Cidade, e no Shopping Iguatemi, onde há filas quilométricas desde a madrugada.

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News