Pular para o conteúdo
Início » Em entrevista hoje no Bom dia DF na Globo. Ibaneis dá nota 8 ao governo e fala em ‘máfia’ na gestão de contratos

Em entrevista hoje no Bom dia DF na Globo. Ibaneis dá nota 8 ao governo e fala em ‘máfia’ na gestão de contratos

Por G1 DF e TV Globo

Ibaneis Rocha em entrevista na TV Globo — Foto: TV Globo/ReproduçãoIbaneis Rocha em entrevista na TV Globo — Foto: TV Globo/Reprodução

Ibaneis Rocha em entrevista na TV Globo — Foto: TV Globo/Reprodução

Em entrevista à TV Globo, nesta terça-feira (3), o governador Ibaneis Rocha (MDB) comentou a gestão nos principais setores da política pública. Ao avaliar o desempenho desde a posse, ele atribuiu nota 8 ao seu governo e pontuou “vai melhorar”.

Entre os temas debatidos por Ibaneis, está a gestão de contratos da administração pública. O governador defendeu que “tem que demitir pessoas”, disse. Ao comentar a aquisição de carne para a merenda escolar, o governador citou irregularidades.

“Foi aberta uma [licitação] emergencial e uma das empresas que estavam cadastradas colocou um preço 10% acima. Isso aqui é uma máfia, que eu estou juntando a documentação para levar no Ministério Público”.

Veja alguns trechos da entrevista abaixo:

Segurança

O governador foi questionado sobre a insegurança no DF e comentou o caso do professor esfaqueado em uma parada de ônibus em Taguatinga Sul, nesta segunda-feira (2). Ibaneis destacou que “não é possível colocar um policial em cada parada de ônibus” e que o governo tem buscado alternativas para reforçar o efetivo de policiais.

Ibaneis comentou ainda sobre o aumento dos número de homicídios no mês de janeiro. Monitoramento da TV Globo identificou uma alta de 35% nos casos. Ibaneis considerou “errado” .

“Essa conta é uma conta meio errada. Se calcular só um mês dentro da Segurança pública você não tem um impacto geral. Aumentou em um mês só”, afirmou

O governador destacou os números de criminalidade de 2019, que registrados redução em relação a 2018. “O resultado do ano passado foi muito positivo. Nós tivemos uma queda em todos os crimes de criminalidade com exceção do feminicídio, que é um crime que nos preocupa muito”, disse.

Sobre o crime de feminicídio, o governador afirmou que encaminhou um projeto de lei para alterar a legislação federal para aumentar a penalidade dos antecedentes criminais dos autores.

“Encaminhei um projeto de lei ao Presidente da República para que seja feita uma alteração na legislação penal, no sentido de que a gente aumente a pena dos crimes antecedentes para criar um histórico”, disse.

Questionado sobre o aumento dos casos de feminicídio, o governador reconheceu dificuldades na prevenção.

“Cada vida é uma coisa que nos deixa muito triste, mas nós não temos como prevenir todos os crimes”.

Entre as medidas destacadas para reforçar a segurança, o governador citou a criação de uma polícia distrital, o encaminhamento de projeto de lei ainda nesta semana, e ainda o reforço da iluminação pública em todas as regiões com maiores índices de criminalidade.

Saúde

Questionado sobre o atendimento no Hospital de Santa Maria, que está com atendimento restrito, o governador afirmou atribuiu ao problema a um reflexo do Entorno do DF.

“No entorno, a região de Valparaíso do Goiás e Luziânia está o maior caos do mundo por conta da dengue. Todos eles estão sente atendidos no Hospital de Santa Maria. Eu não posso assumir toda a demanda de lá, todos de uma vez. O atendimento está sendo feito mas não da forma que deveria dar, nós vamos melhorar”, disse.

De acordo com o Ibaneis, sete UPAS serão inauguradas até o final do ano.

Questionado sobre as frequentes filas na farmácia de alto custo, o governador informou que o Banco de Brasília está desenvolvendo um aplicativo para a distribuição de medicamentos à domicílio.

“O BRB vai cadastrar e desenvolver um aplicativo para que todas essas famílias recebam os remédios em casa”, disse.

Segundo Ibaneis, a previsão de conclusão da ferramenta é de até 15 dias.

Adaptações: Alexandre Torres

GUARÁ NEWS