Pular para o conteúdo
Início » Cultura inicia, em março, planejamento do Carnaval 2021

Cultura inicia, em março, planejamento do Carnaval 2021

Cultura inicia, em março, planejamento do Carnaval 2021

Secretário Bartolomeu Rodrigues vai chamar escolas de samba e blocos para discutir a festividade nas próximas semanas

IAN FERRAZ, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

Passados os quatro dias de folia do Carnaval 2020, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) iniciou o planejamento para a festa do ano que vem. Em março, o secretário Bartolomeu Rodrigues vai se reunir com os representantes de blocos e das escolas de samba para discutir a próxima festividade.

A pasta vai criar um grupo de trabalho para discutir o tema com perenidade e maior desenvoltura e logística. Um segmento do grupo de trabalho cuidará da parte de estrutura, pensando nos melhores locais do Carnaval. De antemão, a pasta vai conversar sobre locais hoje sobrecarregados e a descentralização da festa.

O outro segmento vai abordar o financiamento dos blocos e escolas de samba. Tudo com clareza e definindo os limites do governo na promoção da festa e as contrapartidas dos participantes.

“O Carnaval é essa festa popular, feriado nacional”, pontua Bartolomeu Rodrigues. “O Estado tem responsabilidade, mas queremos traçar uma discussão ainda mais profissional para que o governo tenha condições de continuar oferecendo seus serviços para a festa.”

Novo desenho

Em 2020, o governo local investiu R$ 4 milhões na folia. Os valores para o próximo ano dependem do orçamento disponível para o governo local. “Vamos aproveitar o período não carnavalesco para organizar melhor”, antecipa o secretário. “Sobre o desfile das escolas, vamos pensar um novo desenho”.

O Carnaval deste ano foi o da paz. Nos quatro dias de folia, 601 ocorrências foram registradas nas delegacias de polícia – de tráfico e uso de drogas a extravio de documentos, de lesão corporal a apreensão de armas brancas. O número é 18,7% menor que o do Carnaval do ano passado, com 739 registros.

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News