Pular para o conteúdo
Início » Como informar as famílias. Saúde oferece treinamento em comunicação de más notícias

Como informar as famílias. Saúde oferece treinamento em comunicação de más notícias

Saúde oferece treinamento em comunicação de más notícias

Capacitação é voltada a todos os profissionais da área e garante maior confiança na hora de informar sobre um diagnóstico delicado ou falecimento

AGÊNCIA BRASÍLIA *

Dar um diagnóstico delicado a um paciente ou informar sobre a morte de um ente querido é sempre uma responsabilidade grande para qualquer pessoa. No entanto, quem trabalha na área da saúde deve estar preparado para fazer essa comunicação em algum momento da carreira. Para isso, a Secretaria de Saúde (SES) oferece o treinamento em comunicação de más notícias.

A capacitação tem o objetivo de capacitar profissionais de saúde para utilização do Protocolo Spikes. Esse é o principal instrumento validado para fornecer ferramentas aos profissionais para um dos momentos mais desafiadores da carreira: dizer aquilo que ninguém quer ouvir.

“O treinamento garante ao profissional confiança e segurança, propiciando meios para que esse tipo de comunicação ocorra de forma mais humanizada e respeitosa”, avalia o secretário de Saúde, Francisco Araújo.

“O modo como se comunica um diagnóstico é muito importante para que o paciente siga as recomendações necessárias, principalmente pacientes da Covid-19”, explica a psicóloga Luciana Caixeta, diretora da Atenção Secundária da Região Sul. “Esse treinamento também ajuda o profissional a dar as orientações com relação ao enterro nos casos de coronavírus, em que o caixão deve ser lacrado, sem velório.”

Realizado no auditório do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Saúde do Hospital Regional do Gama (HRG), o treinamento em comunicação de más notícias é voltado a todos os profissionais de saúde, sendo dividido em teoria e prática – que inclui simulação. Até agora, já foram capacitados 20 profissionais.

“O treinamento foi incluso no calendário de ações de enfrentamento ao coronavírus e tem suas datas de realização divulgadas pelas chefias nos grupos de WhatsApp dos profissionais”, orienta Luciana, que ministra a capacitação com a psicóloga Jamila Souza. “Quem quiser participar, basta comparecer no dia e horário”. A gestora ressalta que o treinamento é essencial e abrange não somente esse momento de pandemia, mas outros contextos ao longo da carreira do profissional de saúde.

Com informações da SES

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News