Home / Cidades / Clubes do DF reabrem neste sábado. Veja os protocolos de segurança
Últimas Notícias

Clubes do DF reabrem neste sábado. Veja os protocolos de segurança

Clubes do DF reabrem neste sábado. Veja os protocolos de segurança

Serão autorizados apenas caminhadas e esportes individuais. Entidades também farão agendamento para evitar aglomeração

imagem aérea clubes brasilia pandemia decreto abertura coronavirusIGO ESTRELA/METRÓPOLES

 04/07/2020 10:14

Após uma semana de preparativos e adaptações, os clubes recreativos do Distrito Federal reabrem neste sábado (4/7) com uma série de restrições. Sem poder liberar churrasqueiras ou piscinas, as 41 entidades apostam em oferecer caminhadas e esportes individuais para manter os sócios. Desde o início da pandemia, 155 funcionários foram demitidos.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato de Clubes e Entidades de Classe Promotoras de lazer e Esportes do DF (Sinlazer DF), Francisco Julho de Souza, as reuniões realizadas ao longo desta semana estabeleceram quais diretrizes seguir. “A semana a mais em relação ao decreto foi justamente para testar e orientar funcionários, isolar bebedouros e comprar os equipamentos de segurança”, explica.

O diretor do Comitê de Gerenciamento de Crise do Sindlazer, Luís Gonzaga, diz que muitos dos clubes do DF já operam na reserva financeira e que este fim de semana será um grande teste para conquistar a confiança do público. “Deve ser uma abertura com muita responsabilidade e respeitando todos os protocolos de profilaxia, a fim de que as pessoas se sintam seguras e voltem”.

Pelo lado dos empregados, Jasonir Rocha, diretor de administração e finanças do Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Recreativas (SindClubes-DF), diz atuar junto às empresas no sentido de tentar preservar os empregos e a saúde dos trabalhadores.

“Agora, a preocupação na reabertura é com os cuidados necessários de fazer os atendimentos nos locais de trabalho e fazer valer as normas do decreto”, afirma.

Cuidados

Segundo o presidente da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB-DF), José Augusto de Oliveira, algumas atividades só funcionarão mediante agendamento. “Vamos cumprir todas as exigências com muita cautela. Todas as atividades individuais serão marcadas’, afirma.

Na Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal do Distrito Federal (Apcef-DF), no Setor de Clubes Norte, haverá uma pessoa responsável por cada modalidade para conferir se as determinações estarão sendo seguidas. Tênis, vôlei de praia e futevôlei estarão liberados.

“Tudo com distanciamento, máscaras e cuidados necessários para reabertura do clube. Queremos receber nosso público e oferecer conforto e segurança”, conta.

Já no Cota Mil Iate Clube, também no Setor de Clubes Sul, o presidente Jorge Gutierrez destaca que os sócios interessados em ir ao local precisarão marcar previamente por um aplicativo. “Será um controle completo para evitar aglomerações. Estamos com uma ampla campanha de divulgação para todos saberem que este será nosso protocolo”, explica.

O que não pode na reabertura

O decreto assinado estabelece uma série de restrições, além das tradicionais exigências de uso de máscara, disponibilidade de álcool em gel e necessidade de aferir a temperatura de todos os visitantes.

De acordo com o texto, a prática de qualquer esporte coletivo está proibida. Fica vedada, também, a utilização de áreas coletivas, como piscinas, churrasqueiras, academias e saunas. Até mesmo os gramados estão impossibilitados de serem utilizados para piqueniques.

Bares e restaurantes estão proibidos até mesmo de vender comida e bebidas alcoólicas. Bebedouros também serão isolados.

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News

Notícias Relacionadas

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicadoCampos obrigatórios estão marcados *

*