Pular para o conteúdo
Início » Chuvas devem voltar a cair no DF na quinta-feira, diz Inmet

Chuvas devem voltar a cair no DF na quinta-feira, diz Inmet

Por G1 DF

 


Dia de chuva no DF — Foto: SSP/DivulgaçãoDia de chuva no DF — Foto: SSP/Divulgação

Dia de chuva no DF — Foto: SSP/Divulgação

Após quase uma semana de estiagem, as chuvas devem voltar a cair no Distrito Federal a partir desta quinta-feira (16), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com a previsão, com o clima mais úmido, o calor pode dar uma trégua e as temperaturas devem cair para os 28 ºC.

Nos últimos dias, a falta de chuvas fez aumentar as temperaturas na capital. Entre os dias 11 e 14 de janeiro, os termômetros marcaram máxima entre 30 ºC e 33 ºC. Na terça, o DF registrou temperatura de 33,3 ºC e umidade de 22%, no Gama.

“Até agora foi o dia mais quente e seco desse mês”, afirma a meteorologista Nayane Araújo.

A previsão é que, nesta quarta (15), os índices continuem parecidos. De acordo com a meteorologista, o calor se deve à massa de ar seco que está sobre a região do DF. “Por impedir a formação das nuvens, essa massa acaba fazendo com que as temperaturas aumentem e a umidade abaixe”, explica Nayane.

Apesar da previsão de chuva na quinta, o Inmet afirma que as pancadas não devem ser fortes. Segundo a previsão, as temperaturas só abaixam na sexta-feira (17), quando a umidade deve subir para 45%.

Verão quente e chuvoso

Essas mudanças rápidas nas condições do tempo são uma característica do verão no DF. A estação começou no dia 22 de dezembro e só termina em março.

Mesmo sendo definido pelo calor, o verão deste ano está sendo marcado pelas chuvas em várias regiões do Brasil, assim como no DF. Segundo o Inmet, a média acumulada na capital pode chegar aos 900 milímetros no período.

No verão passado, as chuvas não estiveram tão presentes devido ao fenômeno El Niño, que deixou as temperaturas mais altas em várias regiões do Brasil. O fenômeno provoca um aquecimento acima do normal na parte do Oceano Pacífico próxima ao Equador, e dificulta a entrada do ar frio.