Pular para o conteúdo
Início » Alunos da rede pública do DF podem assistir aulas pela TV a partir desta segunda

Alunos da rede pública do DF podem assistir aulas pela TV a partir desta segunda

Por G1 DF

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News

Alunos da rede pública podem assistir aulas pela TV a partir desta segunda — Foto: Arte/TV GloboAlunos da rede pública podem assistir aulas pela TV a partir desta segunda — Foto: Arte/TV Globo

Alunos da rede pública podem assistir aulas pela TV a partir desta segunda — Foto: Arte/TV Globo

A TV Justiça começa a exibir teleaulas para estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal a partir desta segunda-feira (6). As transmissões ocorrerão diariamente, das 9h às 12h. A emissora é aberta no DF e pode ser acessado nos canais 53.1 e 53.2.

As aulas terão entre 15 e 30 minutos para cada etapa de ensino. De acordo com a Secretaria de Educação do DF (SEEDF), o material serve como complemento para os estudantes, que estão com as aulas suspensas até 31 de maio por conta da pandemia de coronavírus, e não deve fazer parte das avaliações escolares.

Os conteúdos serão divididos entre a educação precoce, educação para alunos especiais, educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental, ensino médio e ensino médio em tempo integral. Haverá ainda aulas de educação física para os alunos.

A programação será transmitida da seguinte forma:

Segundas, quartas e sextas:

  • 9h – Aulas para crianças menores, com necessidades especiais, que precisam ser estimuladas;
  • 9h15 – Educação infantil (jardim e pré): atividades lúdicas, contação de histórias;
  • 9h30 – 1º ao 5º ano do ensino fundamental: contação de histórias, princípios de alfabetização e matemática;
  • 10h – 6º ao 9º do ensino fundamental – uma a duas matérias, por áreas: códigos e linguagens ou ciências da natureza, por exemplo;
  • 10h30 – Ensino médio, voltado para o Enem;
  • 10h45 – Oficinas profissionais para alunos do ensino médio;
  • 11h – Esporte em casa;
  • 11h15 – Educação profissional ou Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • 11h30 – Programas para professores ou pais de alunos.

Terças e quintas

  • 9h: 1º ano do ensino médio;
  • 10h: 2º ano do ensino médio;
  • 11h : 3º ano do ensino médio.

Complemento

João Pedro Ferraz, secretário do Trabalho do DF — Foto: TV Globo/ReproduçãoJoão Pedro Ferraz, secretário do Trabalho do DF — Foto: TV Globo/Reprodução

João Pedro Ferraz, secretário do Trabalho do DF — Foto: TV Globo/Reprodução

O secretário de Educação, João Pedro Ferraz, afirma que a iniciativa, que ganhou o nome de Escola em Casa DF, é uma forma de os estudantes não pararem os estudos na quarentena. “[Para que] mesmo em casa, mantenham o vínculo com a escola”, diz.

“Ainda que não seja possível, neste momento, afirmar se essas ações contarão ou não como dias letivos”, destaca.

O secretário afirma ainda que o governo vai ampliar, gradativamente, os estudos para outras plataformas para que o ensino chegue ao máximo de estudantes de todas as etapas do ensino.

Produção de conteúdo

Os conteúdos da primeira semana de transmissão das teleaulas foram produzidos pelo Canal E, a produtora de vídeos educacionais da Secretaria de Educação do DF. Materiais produzidos pela Secretaria de Educação do Amazonas também serão veiculados na TV Justiça.

Mais conteúdos devem ser disponibilizados em uma plataforma na internet, onde os alunos poderão interagir com os educadores. “A ideia é que cada professor disponibilize conteúdos para os seus alunos, seja em forma de vídeos, seja com materiais da própria internet”, explica a SEEDF.

Além de ceder o espaço para transmitir os conteúdos, a TV Justiça também vai possibilitar o uso dos equipamentos de gravação e estúdios por três horas diárias, para que os profissionais da Secretaria de Educação possam gravar o conteúdo. A edição do material será feita pela pasta.

O Sebrae também vai disponibilizar os espaços e os equipamentos necessários para gravações. Serão quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira. A edição também ficará por conta da pasta, além dos roteiros, direção, pós-produção, entre outros serviços.