Turismo é agora. Curta e aproveite praias secretas e paradisíacas semi desertas em Florianópolis
Brasília, 02 de janeiro de 2023
Em meio à agitação comum no período, alguns turistas buscam algo mais tranquilo ou até mesmo desconhecido, longe dos holofotes das principais praias de Florianópolis
A Ilha de Santa Catarina é muito procurada no verão por suas belas e famosas praias, visuais paradisíacos, clima agradável e tropical com muita badalação. Em meio a toda essa agitação, alguns turistas buscam algo mais tranquilo ou até mesmo desconhecido, longe dos holofotes das principais praias de Florianópolis.
Separamos uma lista com seis praias lindas e agradáveis, mas que são menos frequentadas e até mesmo desconhecidas em Florianópolis. Confira:
1 – Praia da Tainha
Outra opção de praia menos badalada é a Praia da Tainha. Esta bela orla está localizada na região do Norte da Ilha.
Para acessar a praia é preciso fazer uma trilha que se inicia na Lagoinha do Norte. O trajeto ocorre junto aos muros das residências, entre os costões e dura menos de dez minutos.
Essa bela praia é frequentada, na maior parte do tempo, pelos moradores e pescadores da região que a utilizam para pesca, principalmente durante a safra da tainha.
2 – Praia do Calhau Miúdo
Esta praia de Florianópolis é sem dúvidas a mais desconhecida de todas. Ela fica entre as praias do Santinho e do Moçambique e só é possível acessá-la por trilha.
A praia não conta com uma faixa de areia visível, exceto nas marés baixas, mas o visual do ambiente e a beleza da água são de tirar o fôlego.
Os aventureiros que fazem a trilha inteira em direção à Praia do Moçambique podem passar pelo local sem se dar conta da pequenina e bela praia do Calhau Miúdo.
3 – Praia do Gravatá
Esta maravilhosa praia está localizada no Leste da Ilha, entre as praias Mole e Joaquina, e muitos moradores nativos nem sequer sonham com sua existência.
Embora a Praia do Gravatá esteja voltada para o Oceano Atlântico, sua geografia, em formato de enseada, se mantém protegida das ondulações e marés por um costão rochoso, deixando o ambiente e a água perfeitos para aproveitar o verão.
4 – Praia do Saquinho
Outra bela praia de Florianópolis que se mantém longe das grandes multidões é a Praia do Saquinho, na região Sul de Florianópolis. Mesmo não sendo tão conhecida, ela recebe um número maior de visitantes para aproveitar suas belezas.
A praia é acessível somente por uma trilha que parte do canto sul da Praia da Solidão. A trilha permite apreciar as paisagens das praias do Açores e do Pântano do Sul durante o percurso.
5 – Praia Secreta
Para finalizar a nossa lista, não poderia ficar de fora a Praia Secreta. Localizada na região do Leste da Ilha, ela ainda se mantém exclusiva devido à ocupação urbana ser bem recente naquela região.
Para chegar à praia de areia branca, existem dois caminhos. Um que parte da praia do Gravatá e o outro, mais fácil, que parte da estrada geral da Praia da Joaquina.
Mas atenção aos aventureiros! A trilha possui uma série de outros caminhos feito por pescadores e nativos da localidade, portanto recomenda-se ficar muito atento ao caminho ou ir com um guia de turismo para não se perder.