Do dia 1º a 30 de outubro, as unidades móveis vão oferecer consultas médicas e exames, como mamografia e Papa Nicolau. Serão 200 atendimentos por dia
No mês nacional de prevenção ao câncer de mama, o Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc-DF) vai oferecer às mulheres da capital federal exames e consultas gratuitas. Durante o mês de outubro, de segunda a sexta-feira, as unidades móveis do Sesc-DF estarão estacionadas na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, em frente ao Conic, das 9h às 16h.
Quem passar pelo local também poderá fazer maquiagem, design de sobrancelhas, ouvir palestras de educação em saúde, receber brindes e participar de oficinas do programa Cozinha Sem Sobras. Também haverá ponto de distribuição gratuito de água todos os dias. A iniciativa tem o apoio da Administração da Rodoviária do Plano Piloto.
Todos os serviços serão direcionados exclusivamente ao público feminino. Nos primeiros três dias o foco será os atendimentos na Carreta da Mulher, visando dar ampla divulgação da Campanha e a conscientização de toda a população.
A partir da próxima segunda-feira (07), a campanha recebe o reforço das consultas e exames oftalmológicos e até o fornecimento dos óculos para os casos que houverem indicação. Também teremos o início dos atendimentos da odontologia com limpeza e restauração.
No total, serão 200 atendimentos por dia. As senhas serão distribuídas sempre às 8h e cada senha dá direito a um serviço por dia, conforme a disponibilidade de vagas:
- Mamografia: 20 vagas
- Citopatológico (Papanicolau/preventivo): 20 vagas
- Consultas de enfermagem: 20 vagas
- Consultas com médico da família: 20 vagas
- Inserção de DIU: 10 vagas
- Consultas oftalmológicas: 12 vagas (a partir de segunda, dia 07/10)
- Serviços odontológicos: 32 vagas (a partir de segunda, dia 07/10)
- Maquiagem: 35 vagas
- Design de sobrancelha: 35 vagas
Quem tiver interesse em mais de um serviço ou não conseguir pegar senha poderá retornar em qualquer outro dia até o fim do mês. Ao longo de todo o período, o Sesc-DF deverá realizar mais de 4,5 mil atendimentos gratuitos.
Segundo o diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo, a iniciativa busca contribuir com o acesso à saúde de forma ampla e gratuita para as mulheres. “O Outubro Rosa é um momento de conscientização e prevenção, e o Sesc-DF tem o compromisso de estar ao lado da comunidade, levando serviços essenciais para a saúde e bem-estar das brasilienses”.
O que é necessário para ser atendida?
- Para todos os serviços: portar documento de identificação com foto.
- Mamografia: RG, CPF, comprovante de residência e o número do SUS. Mulheres com idade entre 50 e 69 anos, não precisam de pedido médico para realizar o exame. Fora dessa faixa etária, sim.
- DIU: Para inserir o DIU é preciso ter um exame preventivo (citopatológico) recente e estar menstruada (ou levar um exame BHCG feito nas 24h anteriores ao procedimento).