Pular para o conteúdo
Início » Sob forte esquema de segurança, Marcola passa por exame no HBDF

Sob forte esquema de segurança, Marcola passa por exame no HBDF

Sob forte esquema de segurança, Marcola passa por exame no HBDF

Líder máximo do Primeiro Comando da Capital está no Presídio Federal de Brasília

Rafaela Felicciano/Metrópoles

RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

O líder máximo do Primeiro Comando da Capital (PCC) passou por exames no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) na manhã desta terça-feira (21/01/2020). Marcos Willians Herbas Camacho, mais conhecido como Marcola, chegou à unidade da rede pública da capital do país de helicóptero e sob forte esquema de segurança. A repórter fotográfica  Rafaela Felicciano registrou, com exclusividade, o momento em que o detento desembarcou da aeronave.

Segundo a reportagem apurou, o preso fez um exame programado. A data precisou ser alterada algumas vezes por motivos de segurança. Esse período foi escolhido por levar em consideração as férias escolares, deslocamento aéreo e para causar menor constrangimento à população. As consultas e exames feitos por Marcola são sempre feitos dentro da própria penitenciária federal. O interno sai do complexo apenas para fazer procedimentos mais complexos.

Cumprindo pela que ultrapassa 300 anos, Marcola está no Presídio Federal de Brasília, localizado na região de São Sebastião. Em julho do ano passado, ele passou por uma outra consulta e fez exame no HBDF devido ao mesmo problema de saúde. À época, o procedimento durou cerca de 30 minutos.

O deslocamento realizado nesta manhã foi coordenado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e contou com a participação de agentes federais de Execução Penal, apoio do Comando de Operações Táticas (COT) da PF, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP). Homens fortemente armados ficaram posicionados nas entradas e saídas da unidade.

Fuga no Paraguai
O final de semana foi marcado por uma fuga em massa de faccionados do PCC no Paraguai. Quatro foram localizados e 70 seguem foragidos. Um outro detento teve a tentativa de fuga frustrada.

Os detentos são aliados do traficante brasileiro Sérgio de Arruda Quintiliano, o “Minotauro”, um dos principais líderes do PCC, preso em fevereiro de 2018 pela Polícia Federal brasileira. Considerado da alta cúpula da organização criminosa, “Minotauro” é mantido no Presídio Federal de Brasília, assim como Marcola.

Do total de fugitivos, ao menos 40 são brasileiros. Segundo o Ministério da Justiça do país vizinho, os presos deixaram os dois pavilhões da penitenciária por um túnel de 25 metros, mas não se descarta o envolvimento de responsáveis pela segurança do presídio na fuga em massa.

“Minotauro” foi indicado ao posto de liderança do PCC por Gilberto Aparecido dos Santos, o Fuminho, considerado o principal sócio em investimentos e propriedades de Marcola no Paraguai. Fuminho também é apontado como o responsável por um possível plano de resgate do Marcola em Brasília,

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News