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Serviço de iluminação pública é uma vergonha e serve de críticas de parlamentares da CLDF

Serviço de iluminação pública é uma vergonha e serve de críticas de parlamentares da CLDF

Guará DF, 11 de aabril de 2024

Redação Guará News

Alexandre Torres

Foto: Carlos Gandra/ Agência CLDF

Rogério Morro da Cruz relatou reclamações sobre a empresa em São Sebastião

A Neoenergia, empresa resultante da privatização da Companhia Energética de Brasília (CEB), foi alvo de críticas nesta quarta-feira (10) no plenário da Câmara Legislativa. O deputado Eduardo Pedrosa (União) reclamou do descaso da companhia na execução de obras. “No Gama quase aconteceu uma tragédia recentemente. Disseram que iam fazer uma obra, mas não fizeram. Então um cabo de energia se soltou e quase matou pessoas na rua. Se esta empresa não fizer o serviço de forma correta, vamos ter que tomar providências. A Neoenergia é uma empresa sem vergonha”, criticou.

O deputado Rogério Morro da Cruz (PRD) também relatou que tem recebido muitas reclamações em São Sebastião sobre a empresa. “Um simples pedido de poda de árvores é inviabilizado pela burocracia. A população não está contente e a empresa infelizmente está deixando muito a desejar”, disse.

Eder Wen – Agência CLDF

Foto: CEB/Divulgação

Foto: CEB/Divulgação

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) recebeu mais de 500 denúncias em 2023, totalizando um crescimento de mais 40% no número de reclamações registradas.

Em 2024, as ocorrências continuam. Os moradores passaram por duas situações inusitadas: dois transformadores diferentes pegaram fogo na região, um na comercial local e outro dentro de um dos condomínios.

Livino Neto, síndico do Condomínio Privê Morada Sul Etapa A, desabafa. “A Neoenergia não inventariou o que adquiriu, não faz podas regulares e preventivas, não fiscaliza as usuárias parceiras nos postes e não faz manutenção de postes.”

De acordo com o síndico, chamados de manutenção são feitos com a empresa a fim de evitar que esses problemas aconteçam com frequência. É estabelecido um dia para realizar o serviço, mas ao chegar na data marcada, a equipe da Neoenergia não aparece para executar o trabalho na maioria das vezes.

 

De acordo com a Neoenergia, em dois anos de gestão, foi efetuado um investimento de mais de R$ 750 milhões na infraestrutura e tecnologia da energia elétrica de Brasília, com instalações de postes, melhoria no suporte e atendimento ao cliente e redistribuição elétrica das regiões. Esse valor, enquanto ainda era CEB, precisou de ao menos 10 anos para alcançar a quantia investida.

Além disso, a Neoenergia também teve um aumento significativo no número de beneficiários da Tarifa Social, indo de 13 mil cadastrados para mais de 100 mil. Esse fator faz com que diversas famílias tenham o direito de conseguir algum desconto na conta de luz.

Redação Guará News

Alexandre Torres