Pular para o conteúdo
Início » Projeto apoiado pelo FAC leva teatro de bonecos para idosos no DF

Projeto apoiado pelo FAC leva teatro de bonecos para idosos no DF

Projeto apoiado pelo FAC leva teatro de bonecos para idosos no DF

Guará DF, 02 de maio de 2023

Adaptações

Alexandre Torres

Guará News

Patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura, espetáculo que estimula o uso das plantas como processo curativo está em cartaz com apresentações gratuitas

Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

A terça-feira (2) começou com alegria para os moradores de Santa Maria que, logo no início da manhã, compareceram à UBS 2 para assistir ao espetáculo O Despertar de Maricotinha. Voltada ao público idoso, a peça, cujo elenco é todo formado por bonecos, divulga o uso de plantas para estimular o contato com na terra, proporcionando momentos de relaxamento e distração que favorecem a cura física e emocional. Às 14h, a atração será exibida no Lar Francisco de Assis, no Park Way.

Lúcia Corrêa interage com a plateia por meio da manipulação dos bonecos: diversão e aprendizado para todas as idades | Fotos: Divulgação/Secec/@olaamiss

Com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), o espetáculo, que vem sendo apresentado desde 27/4, está em cartaz itinerante e segue com sessões durante toda esta semana. Além da locação de ônibus, em todas as sessões há um intérprete de Libras e até audiodescrição, realizada em parceria com a equipe da Biblioteca Braille Dorina Nowill, de Taguatinga.

Ao fim da sessão, a plateia recebe mudas de plantas medicinais distribuídas pela produção da peça

O Despertar de Maricotinha narra a história de uma avó que ensina tudo sobre as plantas para sua netinha, mostrando tratamentos medicinais elaborados com ervas. Resistente no começo da narrativa, a netinha vai aos poucos despertando para os conhecimentos divulgados pela avó. A peça já foi apresentada em três locais do Gama: o Centro de Convivência, a Paróquia São Sebastião e o Parque do Setor Leste.

A montagem também é apresentada para crianças, que demonstram gostar muito da história

Ao som de uma viola, as cenas transcorrem com diálogos que, inspirados no cordel, são todos feitos em rimas. O cenário é colorido, ornamentado com plantas naturais e bonecos feitos de  cabaça. Ao final do espetáculo, são distribuídas para a plateia 50 mudas de plantas, como manjericão, alecrim, camomila, erva cidreira, camomila, entre outras ervas. “Fazemos isso para que transcenda o espetáculo, com o objetivo de multiplicar os ensinamentos da história”, ressalta a criadora do espetáculo, Lúcia Corrêa.

Troca de ensinamentos

“As práticas naturais têm o poder de reavivar as memórias, resgatar a vontade de viver e incentivar formas mais naturais de tratamento”Lúcia Corrêa, diretora do espetáculo

Lúcia tem 54 anos e atua no teatro desde os dez. Ex-professora da Secretaria de Educação (SEE), ela atualmente trabalha levando o projeto do espetáculo a diversas regiões do DF.

A ideia nasceu em 2007, quando ela participou do encontro Raízes, que se realiza todos os anos na Chapada dos Veadeiros (GO) reunindo raizeiros, parteiras, benzedeiras, pajés e aprendizes dos saberes tradicionais de cura. A partir da reunião com esse público, a professora ficou inspirada a divulgar, por meio do teatro de bonecos, a importância das plantas na manutenção da saúde.

Ao lado da musicista Chrys Pereira, Lúcia criou a companhia de teatro de bonecos Voar, elaborando o espetáculo para disseminar os ensinamentos que teve na infância com sua mãe.  “As práticas naturais têm o poder de reavivar as memórias, resgatar a vontade de viver e incentivar formas mais naturais de tratamento”, afirma Lúcia.

A música, ressalta ela, é uma parte muito importante do projeto, pois os efeitos sonoros e as melodias compostas com viola ambientalizam a narrativa para uma casa de avó interiorana e intensificam a narrativa.

“O público tem se sentido agradecido”, conta. “Há um bate-papo no final, e as senhoras relatam como se sentiram em casa, no aconchego do lar, durante o espetáculo. Nós temos aprendido muito com elas; há essa troca de saberes linda.”

‌Programação

O Despertar de Maricotinha.
Criação, interpretação, cenário e manipulação dos bonecos: Lúcia Corrêa. Música e efeitos sonoros: Chrys Pereira e Antônio Alencar Sampaio. Entrada franca. Classificação indicativa livre

→ Terça (2)
8h: UBS 2 de Santa Maria
14h: Lar Francisco de Assis, Park Way

→ Quarta (3)
14h: Lar dos Velhinhos, Park Way

→ Quinta (4)
18h: Praça Central de Vargem Bonita

→ Sábado (6)
10h: Centro Olímpico de Santa Maria
17h: Praça da Quadra 40, Setor Central, Gama.