Pular para o conteúdo
Início » Nova composição na CLDF tem deputados em atividade nesta nona bancada

Nova composição na CLDF tem deputados em atividade nesta nona bancada

Nova composição na CLDF tem deputados em atividade nesta nona bancada

Brasília, 02 de janeiro de 2023

Adaptações

Alexandre Torres

Guará News

Tomaram posse os 24 deputados distritais eleitos para a 9ª Legislatura da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O ato, que marca o início do mandato dos parlamentares, ocorreu durante sessão preparatória realizada na manhã deste domingo (1º).

A reunião foi presidida pelo deputado Iolando (MDB), que ocupou o cargo de primeiro-secretário na Mesa Diretora da 8ª Legislatura, conforme determina o regimento interno em seu art. 7º; § 1º. O deputado Robério Negreiros (PSD), distrital que inicia seu 4º mandato, ocupou o cargo de secretário durante a cerimônia.

“Agradeço em primeiro lugar a Deus e me orgulho muito por estar novamente aqui em mais um mandato que a população me concedeu. Prometo trabalhar em defesa de todas as famílias, das pessoas com deficiência e também pelas pessoas menos favorecidas. É um orgulho muito grande saber de onde vim e onde estou. Que possamos ter responsabilidade para com todos do DF”, afirmou Iolando.

O governador Ibaneis Rocha (MDB), a vice-governadora Celina Leão (Progressistas) e o deputado federal eleito Rafael Prudente (MDB) também fizeram parte da mesa diretora desta sessão preparatória para a posse dos distritais.

Juramento

O deputado Joaquim Roriz Neto (PL), o distrital mais jovem da nova legislatura, foi escalado, conforme estabelece o regimento interno da CLDF, para pronunciar da tribuna o seguinte compromisso formal: “Prometo cumprir a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Distrito Federal, observar as leis, desempenhar fiel e lealmente o mandato que o povo me conferiu e trabalhar pela justiça social, pelo progresso e pelo desenvolvimento integrado do Distrito Federal”.

Os parlamentares receberam o seu respectivo botom e diploma de posse das mãos da deputada Jaqueline Silva e do deputado Daniel Donizet.

Deputados Empossados

Os demais distritais acrescentaram ao compromisso expressões que simbolizam suas bandeiras de trabalho. Veja abaixo os deputados empossados e seus pronunciamentos.

Chico Vigilante (PT): “Prometo lutar por uma Brasília com justiça social”.

Dayse Amarilio (PSB): “Terão vez e voz as mulheres”.

Doutora Jane (Agir): “Prometo um mandato em defesa das mulheres e, principalmente, das não minorias negras”.

Fábio Félix (PSOL): “Em defesa de todas as famílias, inclusive as nossas famílias LGBTs”.

Gabriel Magno (PT): “Junto com Lula, vamos construir um Brasil e um DF mais justo”.

Hermeto (MDB): “Prometo trabalhar pelas pessoas mais carentes, junto com o governador Ibaneis”.

João Cardoso (Avante): “Legislar e fiscalizar por todo o DF com todos os poderes constituídos, defendendo as famílias”.

Jorge Vianna (PSD): “Por uma saúde pública de qualidade e pelo piso salarial da enfermagem”.

Martins Machado (Republicanos): “Fé, força e família”.

Max Maciel (PSOL): “Por uma juventude negra viva e por uma cidade pensada pela lógica da periferia e não mais pelo centro”.

Pastor Daniel de Castro (Progressistas): “Prometo cuidar das cidades, das pessoas e das famílias”.

Paula Belmonte (Cidadania): “Representar toda família, toda mulher, toda dona de casa e, como mãe de seis filhos, defender a nossa liberdade e nossa família”.

Pedro Paulo Pepa (Progressistas): “Servir à comunidade, trabalhando e honrando a família, as crianças e os idosos”.

Ricardo Vale (PT): “Trabalhar por solidariedade, justiça social, emprego sobretudo para as populações mais pobres do DF”.

Rogério Morro da Cruz (PMN): “Continuar minha luta pelo DF, estarei aqui para servir pelas mulheres e pelos idosos”.

Roosevelt Vilela (PL): “Continuar servindo a nossa população”.

Thiago Manzoni (PL): “Deus, pátria, família”.

Wellington Luiz (MDB): “Contra as desigualdades sociais e em favor dos mais necessitados”.

Jaqueline Silva (Agir): “Pelas mulheres, por mais igualdade social e por mais geração de emprego”.

Daniel Donizet (PL): “Pelo meio ambiente e por todos os animais do DF”.

Robério Negreiros (PSD): “Área de geração de emprego e renda e qualificação”.

Iolando (MDB): “Pela família, pelas pessoas com deficiência e pela melhoria da qualidade de vida no DF”.

Conheça aqui o perfil de todos os eleitos. 

Bancada feminina

Vale registrar que para a 9ª Legislatura foram eleitas quatro mulheres, uma a mais que a última legislatura. Compõem a bancada feminina: a distrital reeleita Jaqueline Silva (Agir); a estreante Doutora Jane (Agir), delegada da PCDF; Paula Belmonte (Cidadania), que encerrou mandato de deputada federal; e a enfermeira Dayse Amarilio (PSB), que era presidente do SindiEnfermeiro DF. O maior número de mulheres foi alcançado na Quarta Legislatura (2003 – 2006), quando havia 5 representantes.

Partidos

A pluralidade partidária da CLDF foi confirmada com 13 agremiações representadas. A maior bancada eleita foi do PL (quatro). Houve empate na segunda e terceira bancadas, PT e MDB (três cada). Na eleição de 2018, 19 partidos conseguiram eleger distritais.

Raça

Entre os parlamentares da 9ª Legislatura há oito que se autodeclararam pardos e três negros, o que corresponde a 45,83% da composição da casa.

Governador

Na sequência, os deputados distritais dão posse ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), reeleito para o segundo mandato à frente do Palácio do Buriti e à vice-governadora, Celina Leão (PP), que encerra mandato de deputada federal. A cerimônia é realizada no auditório da CLDF.

Eleição presidente

Logo após a posse do governador, será realizada a eleição da Mesa Diretora da CLDF composta por presidente, vice-presidente, primeiro, segundo e terceiro-secretários, seus respectivos suplentes, além do ouvidor e do corregedor. A Mesa Diretora comandará os trabalhos legislativos e administrativos da instituição no próximo biênio (2023/2024).

Candidato único à presidência, o deputado Wellington Luiz (MDB) disse que “é motivo de muito orgulho, muita alegria e de muita responsabilidade retornar a essa Casa depois de quatro anos e a gente espera corresponder à expectativa da população, dos nossos eleitores e poder fazer o melhor. Ouvir a população, transformando essas angústias em soluções. Essa é a nossa principal missão”.

Francisco Espínola – Agência CLDF