Pular para o conteúdo
Início » Medicamentos gratuitos são sugeridos por deputado da CLDF para famílias carentes

Medicamentos gratuitos são sugeridos por deputado da CLDF para famílias carentes

Medicamentos gratuitos são sugeridos por deputado da CLDF para famílias carentes

Guará DF, 23 de abril de 2024

Redação Guará News

Alexandre Torres

Robério Negreiros propõe criação de banco gratuito de medicamentos para famílias carentes

Foto: Raw Estevan/ Assessoria dep. Robério Negreiros

De autoria do deputado Robério Negreiros, a proposta visa amparar pessoas situação de vulnerabilidade social

De autoria do deputado Robério Negreiros, a proposta visa amparar pessoas situação de vulnerabilidade social

Cerca de 84% dos gastos com saúde das famílias mais pobres do Brasil são para compra de medicamentos, segundo estudo recente do Banco Mundial. Para tratar dessa questão no âmbito distrital, o deputado Robério Negreiros (PSD) propôs a criação do Banco de Medicamentos do Distrito Federal, com a finalidade de arrecadar remédios doados para distribuição gratuita à população carente.

Líder do governo na Câmara Legislativa, Negreiros é autor do Projeto de Lei 1.050/2024. A iniciativa prevê que o Banco de Medicamentos seja integrado por doações oriundas de indústrias farmacêuticas, consultórios médicos, farmácias e pessoas físicas e jurídicas. Caso o projeto seja aprovado, a administração do banco ficará a cargo da Secretaria de Saúde, que terá a responsabilidade de formar os estoques, classificar o conteúdo e o prazo de validade dos remédios, bem como realizar campanhas para incentivar doações.

Ainda segundo o texto, os medicamentos arrecadados precisarão estar em condições seguras de utilização, com bula e prazo mínimo de 45 dias antes da data de vencimento. Além disso, o fornecimento deverá estar vinculado a cadastro e relatório realizados por assistente social do quadro próprio do DF, mediante apresentação de receita médica original e assinatura de Termo de Recebimento da medicação.

“A doação de medicamentos, por pessoas físicas ou jurídicas, é uma conduta humana de solidariedade para com a vida do próximo”, justifica Negreiros.

* Com informações da Assessroai de Comunicaçao do deputado distrital Robério Negreiros

Agência CLDF