Pular para o conteúdo
Início » Falta conscientização. Donos de estabelecimentos e frequentadores de bares e restaurantes ultrapassam os limites

Falta conscientização. Donos de estabelecimentos e frequentadores de bares e restaurantes ultrapassam os limites

Por G1 DF e TV Globo

O fim de semana no Distrito Federal teve bares lotados e que desrespeitaram os protocolos de segurança contra o novo coronavírus. Com limite de funcionamento até as 23h, estabelecimentos de pelo menos três regiões estavam abertos no início da madrugada. Além disso, os frequentadores se aglomeravam e não usavam máscara de proteção facial.

Imagens obtidas pela reportagem mostram o desrespeito às regras. No Guará II, por exemplo, um bar ficou aberto até 1h. Moradores da região registraram os frequentadores do local. Eles estavam aglomerados, ouviam som alto e não usavam máscara de proteção facial.

Em Águas Claras, também houve flagrante de aglomeração em um bar. Dezenas de pessoas estavam em pé e, por meio das imagens, é possível ver que os clientes não respeitavam o distanciamento social – medida necessária para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Bar de Águas Claras, no DF, tem aglomeração no fim de semana — Foto: TV Globo/Reprodução

Bar de Águas Claras, no DF, tem aglomeração no fim de semana — Foto: TV Globo/Reprodução

 

Em 1° de dezembro, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), publicou decreto que restringiu o horário de funcionamento de bares e restaurantes da capital. A medida determina que os estabelecimentos encerrem as atividades às 23h.

Essa foi a primeira ação do Executivo que retomou restrições desde o início do relaxamento das medidas de isolamento social durante a pandemia. Ibaneis anunciou a medida um dia após a Secretaria de Saúde alertar sobre uma possível segunda onda de contaminação pela Covid-19.

Entretanto, o chefe do Palácio do Buriti decidiu ampliar o horário desses estabelecimentos e de eventos culturais durante as festas de Natal e réveillon. Portanto, em 24 e 31 de dezembro, não haverá restrição de funcionamento.

Covid-19 no DF

 

Levantamento da Secretaria de Saúde mostra que, até domingo (13), o Distrito Federal tinha 239.096 infectados e 4.066 mortos pela Covid-19. A pasta considera que 227.460 pessoas estão recuperadas na capital – 95,1% do total de diagnosticados.

Com 28.073 casos, Ceilândia tem a maior quantidade de diagnósticos no Distrito Federal. Em seguida, está o Plano Piloto, com 20.718 infectados e Taguatinga, que soma 19.579 notificações da doença.

Todos contra a Covid-19

 

Guará News