Pular para o conteúdo
Início » Curso sobre equipamentos de proteção é oferecido em São Sebastião

Curso sobre equipamentos de proteção é oferecido em São Sebastião

  • por

A equipe de obras da Administração Regional de São Sebastião participou, na manhã desta sexta-feira (6), de uma palestra a respeito de equipamentos de proteção individual (EPIs). O encontro foi comandado pelo professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Distrito Federal (Senac-DF), Eduardo Santos, que utilizou mecanismos interativos por meio do projetor para explicar e mostrar maneiras corretas de manuseio de cada peça. Ao final do curso, os 20 participantes, entre servidores e colaboradores, presentes receberam certificado de duas horas-aula.

Presente na reunião, o administrador de São Sebastião, Alan Valim, fez uma breve abertura sobre o tema e destacou a questão das situações de risco. “Por ser bombeiro militar há mais de 20 anos já vi de tudo. Por isso considero de extrema importância seguir os protocolos de segurança, e não abro mão disso para minha equipe”.

O evento ultrapassou o propósito de disseminar conhecimento. Além da palestra, também foi dia de entregar os novos EPIs a servidores e colaboradores, peças que chegaram neste mês à administração regional. A compra foi finalizada em outubro, no valor de R$ 18.176,50, totalizando 415 itens – luvas, jalecos, calças, camisas, bonés, botinas de couro, óculos, capacetes e protetores solar.

O servidor Valdimar Andrade, 46 anos, trabalha há 16 anos na equipe de obras e contou que é a primeira vez que seu setor recebe atenção. “Em tantos anos aqui nunca recebemos esses equipamentos, e nem aula sobre como utilizá-los. Antes, se quiséssemos tínhamos que comprar com o nosso próprio dinheiro”, recorda.

Os materiais chegam para reforçar a segurança da equipe de obras. No ano passado, a administração regional também fez uma compra de equipamentos de proteção.

Valdimar também relatou que acidentes foram evitados devido ao uso dos itens. “Trabalhamos muito com limpeza de bocas de lobo, recolhimento de inservíveis. E, por diversas vezes, encontramos escorpiões, cobras e outros bichos peçonhentos. Desde o passado temos luvas de proteção e isso melhorou até o empenho da equipe nos serviços, porque não trabalhamos com medo”, revelou o servidor.

As informações são da Agência Brasília