Cine Brasília exibe filme ‘Bacurau’, premiado em três festivais internacionais
Longa-metragem de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles será exibido em sessão única nesta sexta (30). Meia-entrada custa R$ 6.
Por G1 DF
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/2/R/hUHvfxR7Ot9LSpAVetvw/carmelitas-funeral-victor-juca.jpg)
Cena de ‘Bacurau’, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles — Foto: Divulgação
Após a exibição, haverá um debate com Dornelles e o ator Silvero Pereira, que interpreta Lunga. O personagem deixa a cidade para viver em outro lugar por não se sentir acolhido pela comunidade.
Cine Brasília, na Asa Sul, durante festival de cinema — Foto: Andre Borges/Agência Brasília.
“Bacurau” estreou nos cinemas de todo o país nesta quinta (29), mas, antes, circulou por festivais nacionais e internacionais – por onde conquistou troféus. Entre eles, o Prêmio do Júri no Festival de Cannes(França), o de Melhor Filme no Festival de Cinema de Munique(Alemanha), e também o de Melhor Filme no Festival de Cinema de Lima (Peru).
Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho recebem o Prêmio do Júri do Festival de Cannes 2019, na França — Foto: Reuters
No Brasil, “Bacurau” foi um dos 12 selecionados pela Academia Brasileira de Cinema para disputar a única vaga para representar o país no Oscar de 2020. O vencedor, porém, foi “A vida invisível de Eurídice Gusmão”, do diretor cearense Karim Aïnouz. O placar foi de 5 votos contra 4 para “Bacurau”.
Doze filmes em disputa para representar o Brasil no Oscar 2020 — Foto: Divulgação
O filme também abriu a mostra competitiva do 47º Festival de Cinema de Gramado, no dia 17 de agosto. Nesta edição, três filmes de Brasília conquistaram Kikitos: “O homem cordial”, de Iberê Carvalho, “O véu de Amani”, de Renata Diniz, e “Invasão espacial”, de Thiago Foresti.
A história de ‘Bacurau’
O filme parte da história de um povoado no sertão de Pernambuco em um futuro semi-distópico para contar uma crônica universal de união e resistência. O título faz referência a um pequeno vilarejo que aprendeu a viver à margem do governo local.
Cena de ‘Bacurau’ — Foto: Divulgação
Apesar das dificuldades, tudo se complica depois que uma líder comunitária morre e a cidade some dos mapas. Isso ocorre em meio a um desabastecimento de água e logo após a chegada de grupo de forasteiros com intenções duvidosas.
“Bacurau” é, também, um filme sobre história de poderosos caçando oprimidos. O que o roteiro tenta mostrar é facilidade com a qual os mais fracos são subestimados – e o quanto isso pode ser perigoso.
G! – DF
Adaptações:
Alexandre Torres
Guará News
‘Bacurau’ no Cine Brasília
- Data: 30 de agosto
- Hora: 20h
- Local: Cine Brasília – 106/107 Sul
- Ingresso: R$ 6 a meia-entrada
*Compras somente na bilheteria.