Pular para o conteúdo
Início » Caso veja uma queimada ligue 193. DF completa 80 dias sem chuva; calor deve aumentar nos próximos dias, diz Inmet

Caso veja uma queimada ligue 193. DF completa 80 dias sem chuva; calor deve aumentar nos próximos dias, diz Inmet

DF completa 80 dias sem chuva; calor deve aumentar nos próximos dias, diz Inmet

Segundo Instituto Nacional de Meteorologia, umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 25% e temperaturas, acima de 30º C. Último registro de chuva foi em 25 de maio.

Árvore seca na Esplanada dos Ministérios em Brasília (DF) — Foto: Evaristo SA/AFP

Árvore seca na Esplanada dos Ministérios em Brasília (DF) — Foto: Evaristo SA/AFP

Nesta quinta-feira (13), o Distrito Federal completa 80 dias de estiagem. A falta de chuvas é comum durante o inverno da capital. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o último registro foi em 25 de maio.

De acordo o meteorologista do Inmet Mamedes Melo, a seca vai fazer que os próximos dias sejam de temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar no DF.

A temperatura mínima deve atingir 15ºC e a máxima ficará acima dos 30ºC. O meteorologista afirma que a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 25% até sexta-feira (14) e, no sábado (15), pode ser inferior a 20%.

Segundo o especialista, o motivo é a presença de uma massa de ar seca que está no Rio Grande do Sul e, migrando em direção à região Sudeste. “A aproximação da massa de ar influencia e faz as temperaturas no DF subirem.”

“Enquanto não houver chuva, vai ter o clima quente e seco no Distrito Federal”, afirma o especialista.

Para dias com baixa umidade, o Instituto Nacional de Meteorologia faz as seguintes recomendações:

  • Beber bastante água
  • Evitar desgaste físico nas horas mais secas
  • vitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia

    Redução nas solicitações de queimadas

    Área da Marinha, atingida por incêndio volta a pegar fogo no DF

    –:–/–:–

    Área da Marinha, atingida por incêndio volta a pegar fogo no DF

    Segundo dados do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), no primeiro semestre de 2020 houve queda de solicitações de atendimento a incêndios florestais na capital. Até 31 de julho deste ano, foram 2.337, contra 3.172 em 2019.

    Na terça-feira (11), uma área de treinamento da Marinha, em Santa Maria, voltou a ter novos focos de incêndio. O terreno já havia pegado fogo na manhã de segunda-feira (10) e, de acordo com a corporação, as chamas tinham sido extintas.

    Ao G1, a Marinha informou que foram queimados 139 hectares do local, conhecido como Área Alfa Marinha. A medida equivale a 1,39 milhões de metros quadrados, ou 195 campos de futebol.

    Área da Marinha, atingida por incêndio volta a pegar fogo no DF — Foto: CMBDF/Divulgação

    Área da Marinha, atingida por incêndio volta a pegar fogo no DF — Foto: CMBDF/Divulgação

    Em 31 de julho, o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou um estudo que mostra que o Cerrado teve 5.663 focos de queimadas em julho, o que representa um aumento de quase 6% em relação ao mesmo período de 2019. Veja abaixo total de incêndios por bioma:

    Queimadas por bioma no Brasil

    1. Amazônia: 6.804
    2. Cerrado: 5663
    3. Pantanal: 1.684
    4. Mata Atlântica: 1.323
    5. Caatinga: 265
    6. Pampa: 67

    Em casos de focos de incêndio, o Corpo de Bombeiros orienta que os moradores do DF acionem a corporação por telefone, pelo número 193.

    Adaptações: Alexandre Torres

    Guará News