Brasília é 4ª capital do país com maior tempo de deslocamento, segundo pesquisa
Aplicativo Moovit fez levantamento sobre viagens no transporte público de 99 capitais do mundo. DF ficou atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.
Por TV Globo
Carros em pista da Asa Norte, em Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução
Brasília é a 4ª capital do país com o maior tempo de deslocamento no transporte público, segundo a pesquisa do aplicativo Moovit. Conforme o levantamento divulgado nesta quarta-feira (15), o morador do Distrito Federal leva, em média, 61 minutos para fazer o trajeto de casa ao trabalho, por exemplo.
Foram analisados dados de 99 cidades de 25 países, sendo 10 municípios no Brasil. A nível nacional, a capital federal ficou atrás apenas do Rio de Janeiro – com média de 67 minutos de tempo de deslocamento – e de São Paulo e de Recife – ambos com média de 62 minutos.
Cidades 62
O Distrito Federal também se destaca pelas distâncias: 47% da população percorre mais de 12 km nos trajetos – seja em transporte privado, compartilhado ou de ônibus. Com este percentual, a capital é a primeira do ranking nacional.
O preço alto das passagens e a infraestrutura precária do transporte público no DF fizeram aumentar a quantidade de carros nas pistas. Atualmente, 1.828.489 veículos circulam pela cidade. Em contraponto, no transporte público, 53% dos passageiros precisam pegar mais de um ônibus para se locomover.
“Quando a gente não tem investimento no transporte público, em geral, as vias começam a ficar mais congestionadas, e com mais poluição sonora e atmosférica”, disse o gerente do Moovit Brasil, Pedro Palhares.
Ônibus do transporte público de Brasília com portas do lado esquerdo — Foto: TV Globo/Reprodução
Mobilidade
Em 2010, o GDF inaugurou a EPTG, mas, somente agora, dez anos depois, chegaram os ônibus com porta do lado esquerdo – para serem usados no corredor exclusivo, e garantir a segurança dos passageiros.
O Trevo de Triagem Norte segue em construção na saída da Ponte do Bragueto após 5 anos em obras. E o BRT da Saída Norte, promessa que beneficiaria os moradores de Sobradinho e de Planaltina, sequer saiu do papel.
No metrô, a última expansão foi em 2008, quando uma das linhas chegou a Ceilândia. A concessionária diz que até tem projetos de expansão – para o final da Asa Norte e, também, dentro de Ceilândia e de Samambaia – mas que “não tem recursos” para executá-los.
Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução
Sobre a demora dos ônibus nos trajetos, o subsecretário de Infraestrutura e Planejamento da Secretaria de Mobilidade explicou que “há mais veículos nos horários de pico”, o que provoca maior trânsito nas vias, e que o governo aumentou a fiscalização das empresas para evitar atrasos.
“Os processos de fiscalização implantados pela Semob estão em campo exatamente para evitar que este tipo de problema continue e atrapalhe a vida dos usuários”, disse José Soares de Paiva.
José Soares de Paiva, subsecretário de Infraestrutura e Planejamento da Secretaria de Mobilidade DO df — Foto: TV Globo/Reprodução
O GDF afirma que pretende expandir os corredores de ônibus na Saída Sul e criar quatro BRTs, que sairiam do final da Asa Norte até Planaltina, e de Taguatinga e Samambaia com destino ao Plano Piloto. O prazo para realização, porém, não foi definido.
“A decisão em relação a qual deles iniciar é de política de governo, que está diretamente relacionada à disponibilidade e recursos financeiros”, explicou Paiva. “O interesse do governo é implantar esses corredores, porque eles são o único meio de transporte público com confiabilidade e segurança para os usuários dessas regiões administrativas.”
Adaptações: Alexandre Torres
Guará News