Pular para o conteúdo
Início » Fumar um maço por dia, diminui a capacidade de distinguir cores e contrastes

Fumar um maço por dia, diminui a capacidade de distinguir cores e contrastes

Um estudo, realizado pela  Universidade Federal da Paraíba, no Brasil e pela Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, revelou que fumar um maço de vinte cigarros por dia prejudica a visão.  Porque diminui a capacidade de distinguir cores e contrastes dos objetos.

Segundo os pesquisadores brasileiros e americanos, trabalhos anteriores já haviam apresentado o tema, mas nenhum foi conclusivo. Por isso, eles se uniram para começar a fazer esse novo estudo.

Os cientistas selecionaram 71 indivíduos saudáveis que fumaram, até 15 cigarros em toda a vida. Eles foram comparados a outras 63 pessoas que fumavam,  20 cigarros diariamente, no mínimo.

As idades dos voluntários era  entre 25 e 45 anos e todos tinham visão normal ou corrigida com óculos ou lentes (ou seja, problemas como miopia e astigmatismo não interferiram na análise).

Os testes foram feitos em laboratório, a partir de um monitor de 19 polegadas que exibia diferentes estímulos visuais. Os participantes deveriam olhar as imagens através de um binóculo posicionado a 150 centímetros da tela, enquanto os pesquisadores monitoravam os dois olhos simultaneamente.

Através de um software ligado a essa aparelhagem, os especialistas checaram como cada sujeito discriminava os níveis de contrantes e as cores, algumas diferenças sutis no sombreamento.

Os resultados indicaram mudanças significativas na percepção dos tabagistas em relação às cores vermelho, verde, azul e amarelo. Além disso, constatou-se que a capacidade deles discernirem contrastes é menor.

Os estudiosos não determinaram a causa dessas alterações, mas acreditam que ela esteja ligada ao fato de o tabagismo prejudicar o sistema vascular do corpo inteiro. Portanto, o tabagismo danificaria os vasos sanguíneos que irrigam a retina.

De acordo com um dos autores cientistas, o psicólogo Steven Silverstein, a fumaça do cigarro também tem sido associada a pequenas lesões cerebrais que afetam regiões como o lobo frontal. “Essa é uma área que desempenha um papel essencial no processamento da visão”, afirma o especialista.

Esse fato, ainda será mais analisado e estudado.  Porém, já pode servir como um motivador extra para um fumante abandonar o cigarro!

Fonte: Saúde – grupo Abril (com adaptações Guará News)