Pular para o conteúdo
Início » vamos aproveitar e comemorar,dia Nacional do Turismo: em tempos de coronavírus, Brasília oferece tour virtual

vamos aproveitar e comemorar,dia Nacional do Turismo: em tempos de coronavírus, Brasília oferece tour virtual

Por G1 DF

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News

Cine Drive-In, em Brasília — Foto: Cine Drive-In/ DivulgaçãoCine Drive-In, em Brasília — Foto: Cine Drive-In/ Divulgação

Cine Drive-In, em Brasília — Foto: Cine Drive-In/ Divulgação

Nesta sexta (8), é celebrado o Dia Nacional do Turismo. Com o isolamento social, por causa da pandemia do novo coronavírus, o convite é fazer um tour virtual pela capital.

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal reuniu dez pontos da cidade para um passeio que revela algumas peculiaridades de Brasília. A cidade tem, por exemplo, o último Cine Drive-In da América Latina.

Planetário de Brasília — Foto: Luís Tajes/Setur-DFPlanetário de Brasília — Foto: Luís Tajes/Setur-DF

Planetário de Brasília — Foto: Luís Tajes/Setur-DF

Também fazem parte do passeio, o Planetário, as exposições do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o Complexo Cultural da República e o Clube do Choro (veja lista completa abaixo). Para fazer o tour, basta acessar o site da secretaria.

“Essa é uma forma criativa e inovadora que encontramos de nos adequar a este novo mundo, que apresenta novas necessidades, sem deixar de lado a cultura, que é tão essencial para o bem estar das pessoas.”

No tour virtual, cada local visitado tem um texto descritivo que conta a sua história. Além das linhas arquitetônicas de Brasília, é possível conhecer peculiaridades dos lugares.

Conheça os 10 pontos turísticos do Brasília Tour Virtual

  • Complexo Cultural da República

Complexo Cultural da República, em Brasília — Foto: Lula LopesComplexo Cultural da República, em Brasília — Foto: Lula Lopes

Complexo Cultural da República, em Brasília — Foto: Lula Lopes

Formado pela Biblioteca Nacional e pelo Museu Nacional, fica localizado no ponto central da cidade e é considerado um dos principais polos de cultura de Brasília. A arquitetura moderna do Museu Nacional marca a paisagem com suas formas, que parecem saídas de um filme de ficção científica. É considerado uma das últimas obras projetadas por Oscar Niemeyer e foi inaugurado no dia do aniversário do arquiteto, em dezembro de 2006.

  • Teatro Nacional Cláudio Santoro

É um dos principais templos culturais de Brasília, e seu nome é uma homenagem ao compositor e maestro brasileiro fundador da renomada Orquestra Sinfônica de Brasília. Sua fachada exibe a maior obra de arte integrada à arquitetura no país, o painel intitulado “O Sol faz a festa”, formado por blocos de concreto de diferentes tamanhos.

  • Complexo Cultural da Torre de TV

A Torre de TV oferece uma impressionante vista panorâmica de Brasília e é um dos monumentos mais visitados da cidade. Projetado pelo arquiteto Lucio Costa e inaugurado em 1967, o Complexo conta com uma tradicional feira de artesanato e comidas típicas, além de servir como palco para grandes shows e outras expressões culturais. Em frente à Torre há uma fonte luminosa multicolorida.

  • Clube do Choro

Clube do Choro, em Brasília — Foto: Claudio Gerber/Setur-DFClube do Choro, em Brasília — Foto: Claudio Gerber/Setur-DF

Clube do Choro, em Brasília — Foto: Claudio Gerber/Setur-DF

O Clube do Choro de Brasília é palco dos mais importantes instrumentistas do país, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como Patrimônio Cultural Imaterial de Brasília e do Brasil.

  • Planetário

O Planetário de Brasília oferece ao público uma experiência inesquecível pelo espaço sideral e pela criação do universo. O edifício, que se assemelha a um disco voador pousado em pleno Eixo Monumental, foi projetado pelo arquiteto Sérgio Bernardes em 1974.

  • Cine Drive-In

Inaugurado em 1973, o Cine Drive-In é o único do gênero em funcionamento na América Latina e tem capacidade de receber até 400 veículos por sessão. O cinema possui a maior tela de projeção cinematográfica do país, com 312 m². Além de Patrimônio Cultural, o Cine Drive-In é considerado patrimônio afetivo de Brasília.

  • Cine Brasília

Cine Brasília visto de cima durante exibição do 6º Exibição do Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-Metragem — Foto: Estúdio Carbono/DivulgaçãoCine Brasília visto de cima durante exibição do 6º Exibição do Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-Metragem — Foto: Estúdio Carbono/Divulgação

Cine Brasília visto de cima durante exibição do 6º Exibição do Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-Metragem — Foto: Estúdio Carbono/Divulgação

Inaugurado em 1960, o Cine Brasília é palco do tradicional Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o mais antigo do gênero no país. O edifício foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer para receber grandes encontros e festivais. Além da exibição de filmes, o Cine Brasília também recebe apresentações da Orquestra Sinfônica de Brasília. O Cine Brasília tem capacidade para 600 espectadores por sessão e exibe em seu interior um grandioso painel do artista Athos Bulcão.

  • Espaço Cultural Renato Russo

Sua fachada exibe obras coletivas de grafite assinadas por artistas urbanos da cidade. O Espaço Cultural Renato Russo dispõe de galerias de arte e salas de teatros para oferecer ao público apresentações artísticas e culturais diversas, além de eventos, encontros e festivais.

  • Centro Cultural Banco do Brasil

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, em imagem de arquivo  — Foto: CCBB/DivulgaçãoCentro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, em imagem de arquivo  — Foto: CCBB/Divulgação

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, em imagem de arquivo — Foto: CCBB/Divulgação

O CCBB Brasília é uma das mais visitadas instituições culturais do país. O moderno Centro projetado por Oscar Niemeyer oferece exposições, espetáculos teatrais, shows musicais e festivais de cinema de altíssima qualidade. Os espaços ao ar livre recebem exposições interativas, enquanto seus gramados são ocupados pelo público para diversas práticas, tais como yoga, piqueniques e as mais variadas atividades coletivas. Devido à sua privilegiada vista para o horizonte, o CCBB foi escolhido como palco da Meditação da Lua Cheia, um evento que recebe mensalmente dezenas de pessoas para contemplar a lua cheia e o mais belo céu do país.

  • Centro Cultural da Caixa

A Caixa Cultural é um dos principais centros de arte e cultura de Brasília. O complexo cultural possui amplas galerias de arte, teatro, jardim de esculturas e um impressionante átrio de vitrais composto por 24 obras. Assinados pelo artista Lorenz Heilmair, os vitrais são a marca registrada do moderno edifício projetado pelo arquiteto João Diedman e representam os estados brasileiros, seus costumes e sua gente, uma homenagem da instituição ao povo brasileiro.