Pular para o conteúdo
Início » Vacinação contra a raiva em cães e gatos nas áreas urbanas do DF começa neste sábado´, 17 cidades, Guará está na programação

Vacinação contra a raiva em cães e gatos nas áreas urbanas do DF começa neste sábado´, 17 cidades, Guará está na programação

Por G1 DF

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News

Gato recebe vacina antirrábica por equipe em Brasília — Foto: Andre Borges/Agência BrasíliaGato recebe vacina antirrábica por equipe em Brasília — Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Gato recebe vacina antirrábica por equipe em Brasília — Foto: Andre Borges/Agência Brasília

A Campanha Antirrábica 2019 começa a primeira etapa na área urbana do Distrito Federal neste sábado (14). Cães e gatos poderão receber a vacina, de graça, das 9h às 17h.

A campanha vai acontecer em dois sábados (veja mais abaixo). A vacina antirrábica deve ser aplicada uma vez por ano e os animais que nunca foram vacinados devem repetir a dose em 30 dias.

Segundo o gerente da Vigilância Ambiental de Zoonoses, Jadir Costa Filho, a meta desta primeira etapa urbana da campanha é vacinar 135.338 animais.

“É importante a população levar cães e gatos a partir dos três meses de vida. Cadelas e gatas gestantes ou amamentando também precisam ser vacinadas.”

Regiões urbanas para vacinação antirrábica

Sábado, 14 de setembro:

  1. Asa Norte
  2. Cruzeiro
  3. Fercal
  4. Guará
  5. Jardim Botânico
  6. Itapuã
  7. Lago Norte
  8. Lago Sul
  9. Núcleo Bandeirante
  10. Paranoá
  11. Park Way
  12. Planaltina
  13. São Sebastião
  14. Sobradinho
  15. Sudoeste/Octogonal
  16. Varjão
  17. Vicente Pires

Sábado, 21 de setembro:

  1. Brazlândia
  2. Ceilândia
  3. Gama
  4. Recanto das Emas
  5. Riacho Fundo
  6. Samambaia
  7. Santa Maria
  8. Taguatinga
  9. Estrutural
  10. Águas Claras

Vacinação na área rural

A primeira fase da Campanha Antirrábica foi realizada na área rural do DF, no dia 31 de agosto. Ao todo, foram vacinados 24.130 cães e gatos.

Foram abertos 194 postos de vacinação nas zonas rurais de Águas Claras, Estrutural, Recanto das Emas, Gama, São Sebastião, Fercal, Sobradinho I e II, Paranoá, Ceilândia, Planaltina, Samambaia, Taguatinga, Riacho Fundo I e II, Núcleo Bandeirante, Park Way, Santa Maria e Brazlândia.

Profissional da saúde aplica vacina antirrábica em gato — Foto: Matheus Oliveira/Arquivo-SESProfissional da saúde aplica vacina antirrábica em gato — Foto: Matheus Oliveira/Arquivo-SES

Profissional da saúde aplica vacina antirrábica em gato — Foto: Matheus Oliveira/Arquivo-SES

Meta

A expectativa da Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses da Secretaria de Saúde é vacinar, durante a campanha na área rural e urbana, mais de 80% da população estimada de cães e gatos. Em números, isso seria 246.735 cães e 24.673 gatos, totalizando 271.408 animais.

Foram disponibilizadas 270 mil doses de vacina para os três dias de campanha. O trabalho envolve 2,5 mil pessoas da Secretaria de Saúde, Emater e estudantes de Veterinária.

Doença

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e se caracteriza por uma encefalite progressiva e aguda, com letalidade em aproximadamente 100% dos casos.

O vírus é transmitido do animal para o homem principalmente através da mordida. Cães e gatos são os principais veículos da doença.

No DF, o último caso de raiva em humanos foi registrado em 1978. O último caso de cães diagnosticados com a doença foi em 2000 e, de gatos, em 2001.

Principais sinais clínicos da raiva animal