Pular para o conteúdo
Início » Temporal devastador no DF, várias cidades foram afetadas, árvores caídas e prejuízos para população

Temporal devastador no DF, várias cidades foram afetadas, árvores caídas e prejuízos para população

Por G1 DF e TV Globo

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News

Temporal que atingiu DF deixou estragos pelas ruas da capital — Foto: TV Globo/Reprodução

Temporal que atingiu DF deixou estragos pelas ruas da capital — Foto: TV Globo/Reprodução

Na quadra 704 da Asa Norte, uma árvore caiu sobre quatro carros, e os galhos ainda atingiram outros dois veículos que estavam em uma oficina ao lado. Não há registro de feridos.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 56 milímetros na região central do DF, até o fim da noite de terça-feira (26). O alerta de chuvas intensas no DF permanece até as 14h desta quarta (confira previsão do tempo mais abaixo).

Árvore caiu sobre quatro veículos na quadra 704 norte, devido à forte chuva desta terça-feira (26) — Foto: TV Globo/Reprodução

Árvore caiu sobre quatro veículos na quadra 704 norte, devido à forte chuva desta terça-feira (26) — Foto: TV Globo/Reprodução

Também na Asa Norte, na quadra 308, outra árvore caiu, ao lado de um prédio residencial, e alguns galhos chegaram a entrar pela janela do apartamento do primeiro andar.

Árvore caiu e atingiu apartamento de um prédio na quadra 308 norte, devido à forte chuva desta terça-feira (26) — Foto: TV Globo/Reprodução

Árvore caiu e atingiu apartamento de um prédio na quadra 308 norte, devido à forte chuva desta terça-feira (26) — Foto: TV Globo/Reprodução

Árvore que caiu na quadra 308 da Asa Norte, sendo retirada do local — Foto: TV Globo/Reprodução

Árvore que caiu na quadra 308 da Asa Norte, sendo retirada do local — Foto: TV Globo/Reprodução

Até as 19h de terça-feira, o Corpo de Bombeiros Militar havia registrado pelo menos 30 ocorrências por queda de árvores em vários pontos do DF. Depois disso, por conta da falta de energia elétrica, o sistema da corporação ficou inoperante, e até a publicação desta reportagem, não havia uma atualização do número de ocorrências.

No estacionamento ao lado do Parque da Cidade, a tenda de testes rápidos para a covid-19 foi arrastada. No momento, a velocidade do vento chegava a 70 km/h.

Na manhã desta quarta, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) informou que pelo menos 50 árvores caíram apenas na região do Eixo Monumental. A companhia estima que será preciso trabalho de poda e recuperação de mais de 200 árvores no DF.

Mais de 800 funcionários da Novacap foram convocados e estão atuando em corte de galhos e troncos para uma limpeza, depois da chuvas.

Falta de energia

 

Com a chuva forte, também houve descargas atmosféricas e falta de energia em algumas regiões. Até às 19h42, a Companhia Energética de Brasília (CEB) registrava 435 chamados em todo o DF:

  • Leste: 49 chamados
  • Centro: 179
  • Oeste: 130
  • Sul: 77

 

A companhia explicou que, no Guará, uma árvore foi arremessada em uma rede elétrica e atingiu um poste. A CEB disse que já isolou o defeito, mas que 943 unidades consumidoras ainda estavam sem energia até o início da manhã desta quartafeira. O problema só será resolvido quando o poste for trocado e os cabos, reparados.

Segundo a CEB, até a publicação desta reportagem, ainda havia 345 chamados para falta de energia.

Previsão do tempo

 

A meteorologista Andrea Ramos afirma que a média de chuvas esperada para janeiro é de 209,4 milímetros, e, até segunda-feira (25), o DF já tinha atingido a marca de 207.2 milímetros, portanto, 98,9% do esperado para todo o mês.

Segundo a especialista, o temporal ocorreu devido a um ciclone que perdeu força, somado a uma instabilidade atmosférica, com temperaturas elevadas chegando a 31ºC, nebulosidade e baixa umidade. Esse fenômeno em plena estação chuvosa é chamado de veranico.

A previsão é que o tempo chuvoso permaneça até sexta-feira (29), com temperatura mínima de 17°C e máxima de 29°C. No entanto, no fim de semana, a expectativa é que haja mais sol, e as temperaturas aumentem, podendo chegar a máxima de 34°C.

Cuidados durante temporal

 

Segundo a Defesa Civil, o Inmet e o Corpo de Bombeiros, são recomendados os seguintes cuidados durante fortes chuvas:

  • Em situações de emergência, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil devem ser acionados pelos telefones 193 ou 199, respectivamente;
  • Caso ocorra destelhamento da residência, a orientação é permanecer dentro da casa e procurar abrigo, como uma mesa ou cama;
  • Não segurar objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés, além de não empinar pipas ou aeromodelos com fio;
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Evita lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como celeiros, tendas ou barracos, e veículos sem capota, como tratores motocicletas ou bicicletas. Espaços abertos, como campos de futebol e estacionamentos também não são indicados;
  • Não entrar em piscinas ou lagos. Em rios e cachoeiras, o problema é agravado pela possibilidade de tromba d’água;
  • Se for motorista, não passa por locais alagados. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

temporal que atingiu o Distrito Federal, nesta terça-feira (26)causou estragos nas ruas, derrubou árvores e até arrastou uma tenda usada para testes rápidos da Covid-19. O Plano Piloto, além do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e as regiões do Lago Norte, Águas Claras e Sudoeste estão entre as áreas mais afetadas.