Pular para o conteúdo
Início » Temporais provocam problemas pela cidade e ainda tem mais para está semana, cuidado

Temporais provocam problemas pela cidade e ainda tem mais para está semana, cuidado

Por Mara Puljiz, G1 DF

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News


Árvore caiu no meio da pista, no eixo Monumental, devido à chuva forte da última terça-feira (26) — Foto: TV Globo/Reprodução

Árvore caiu no meio da pista, no eixo Monumental, devido à chuva forte da última terça-feira (26) — Foto: TV Globo/Reprodução

A semana pode ser de mais temporais no Distrito Federal. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) voltou a emitir alerta para chuvas intensas com trovoadas e rajadas de vento na capital, até esta terça-feira (2). Há risco de rajadas de vento de até 100 quilômetros por hora, além de queda de galhos de árvores, alagamentos e raios.

Apesar do risco de chuva, os próximos dias também devem ser de calor e sensação de abafamento, com temperaturas variando entre 17ºC e 30ºC, e umidade relativa do ar entre 35% e 95% .

Segundo o meteorologista Heráclio Alves de Araújo, essa instabilidade no clima é característica do verão, que vai até 20 de março. A estação é marcada por chuvas intensas e calor.

“O calor e a umidade estão aumentando e agora teremos uma semana com dias ensolarados e mais chuvosa. Vem aquela sensação de abafamento, de desconforto, e essa é justamente a combinação de temperatura e umidade alta, que intensifica a nebulosidade e a formação de chuvas”, explica.

 

Temporal arranca árvores pela raiz, no SIA trecho 1, no DF — Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Temporal arranca árvores pela raiz, no SIA trecho 1, no DF — Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros.

Devido a essa alta incidência de raios, a recomendação do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil é não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada, evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como celeiros, tendas ou barracos, e veículos sem capota, como tratores motocicletas ou bicicletas. É importante ainda evitar espaços abertos, como campos de futebol e estacionamentos.

Em rios e cachoeiras, o risco é a possibilidade de tromba d’água, portanto, banhistas devem ficar atentos. Em caso de dúvidas ou acidentes, o número do Corpo de Bombeiros é o 193 e o da Defesa Civil é o 199.