Pular para o conteúdo
Início » Setembro começa com umidade relativa do ar podendo chegar a 15% Se isso acontecer, é emitido estado de alerta. Previsão do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet) é de céu com névoa seca para este domingo (1/9)

Setembro começa com umidade relativa do ar podendo chegar a 15% Se isso acontecer, é emitido estado de alerta. Previsão do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet) é de céu com névoa seca para este domingo (1/9)

Setembro começa com umidade relativa do ar podendo chegar a 15%

Se isso acontecer, é emitido estado de alerta. Previsão do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet) é de céu com névoa seca para este domingo (1/9)


Céu de Brasília deve ficar com névoa seca neste domingo (1/9)(foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Setembro começa com a característica de seca intensa no Distrito Federal. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para este domingo (1/9) é de umidade relativa do ar entre 75% a 15%. Se o percentual atingir o mínimo, o DF entra em estado de alerta. A emissão corresponde a quando a umidade fica entre 20% a 12%. A temperatura deve variar entre 14ºC e 34ºC.
Segundo o meteorologista Mamedes Luiz Melo, o céu ficará com uma nevoa seca. Essa característica permanece até a primeira quinzena de setembro quando o período seco se encerra. “A partir da segunda quinzena do mês inicia a estação chuvosa”, explicou. Mesmo assim, a média de chuva para o mês de setembro é baixa. A expectativa é de que ficará em torno dos 46,6 milímetros de água.[
Para os dias de baixa umidade no Distrito Federal, a Defesa Civil recomenda beber pelo menos seis copos d’água por dia, usar roupas leves, evitar exercícios físicos entre 10h e 17h e ter toalhas molhadas e bacia com água nos quartos.
Além disso, é recomendável pingar duas gotas de soro fisiológico em cada narina e evitar a queima de lixo e entulho para que não haja incêndio em vegetação.

As diferenças entre os estados de atenção, alerta e emergência

Atenção
Quando a umidade relativa do ar fica entre 30% e 20% por cinco dias consecutivos
Alerta
Quando os registros indicam umidade entre 19% e 12% durante três dias
Emergência  
Quando o nível de umidade fica abaixo de 12% por dois dias seguidos