Pular para o conteúdo
Início » Sem noção do perigo. Brasilienses se aglomeram em parque e no Lago Paranoá. Veja fotos

Sem noção do perigo. Brasilienses se aglomeram em parque e no Lago Paranoá. Veja fotos

Brasilienses se aglomeram em parque e no Lago Paranoá. Veja fotos

O DF alcançou a marca de 1.967 óbitos neste domingo (16/8). Na mesma manhã, o Metrópoles flagrou centenas de pessoas furando o isolamento

Ponte JK em meio a pandemia no domingo (16/8)JACQUELINE LISBOA/METRÓPOLES
Na fase mais crítica da pandemia do novo coronavírus, centenas de brasilienses foram à orla da Ponte JK e ao Parque da Cidade neste domingo (16/8), ignorando as recomendações de distanciamento social recomendadas pelas autoridades sanitárias. Nesta mesma manhã, o DF alcançou a marca de 1.967 óbitos por Covid-19.No domingo de sol, foram encontrados diversos pontos de concentração de pessoas sem máscaras com direito a piqueniques e passeios de stand-up paddle.

Parque da Cidade

No Parque da Cidade, a maioria das pessoas usava máscara, mas ainda houve grande aglomeração. O administrador Silvestre Rodrigues da Silva informou que esteve no local e notou que “estava bem cheio”.

“Só que a gente vai falar com as pessoas e elas agem com muito desrespeito. Eu mesmo vi os vigilantes tentando falar com educação [pedindo para que alguns colocassem a máscara] e a pessoa já xingando. É muito difícil cobrar se elas não obedecem”, enfatizou.

De acordo com ele, há no parque um total de 84 vigilantes, que atuam divididos em quatro turnos de 21. “A nossa vigilância está atuante, mas o público é muito desrespeitoso e não escuta”, afirmou.

“No parque tem 16 banheiros e todos estão fechados, porque tentamos seguir as orientações dos infectologistas”, disse. “O governo liberou os parques para a pessoa ir ali, fazer exercício e ir embora. Não é para a pessoa ficar o dia todo”, completou Silvestre.

Orla da Ponte JK

Assim como Silvestre, a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, reforçou que muitos não respeitam as normas das autoridades sanitárias naquela área da orla da Ponte JK, que é de responsabilidade da Administração Regional do Plano.

“Essa questão do desrespeito é o que temos notado na população como um todo, mas a fiscalização quanto a isso fica por parte do DF Legal”, disse.

O DF registrou oito novas mortes em decorrência da Covid-19 neste domingo, alcançando a marca de 1.967 óbitos pela doença. Da noite desse sábado (15/8) até o final desta manhã, 1.146 pessoas foram diagnosticadas com coronavírus. Assim, o número de infectados desde o início da pandemia sobe para 136.160.

Fiscalização

À reportagem, o DF Legal informou que, neste domingo, o órgão não recebeu denúncias sobre o não uso de máscaras na capital. “Apenas fiscalizamos questões relacionadas às atividades econômicas”, acrescentou, em nota.

Segundo o DF Legal, entre os dias 23 de março e 9 de agosto – os dados são fechados semanalmente – foram entregues pela força-tarefa do GDF 201.018 máscaras. “Além disso, foram aplicadas 117 multas pelo não uso das mesmas.”

Nesse mesmo período, o órgão abordou 76.074 pessoas que não estavam de máscara ou que a usavam de forma incorreta. “É importante ressaltar que o não uso da máscara em via ou locais públicos pode acarretar multa de R$ 2 mil para pessoa física e R$ 4 mil para estabelecimentos”, completou.
Adaptações: Alexandre Torres
Guará news