Pular para o conteúdo
Início » Se for dirigir, não beba. Cerca de 19 mil motoristas foram autuados por embriaguez ao volante este ano no DF

Se for dirigir, não beba. Cerca de 19 mil motoristas foram autuados por embriaguez ao volante este ano no DF

Por G1 DF

Motorista assopra bafômetro em blitz do Detran no DF — Foto: Tony Winston/Agência BrasíliaMotorista assopra bafômetro em blitz do Detran no DF — Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Motorista assopra bafômetro em blitz do Detran no DF — Foto: Tony Winston/Agência Brasília

De janeiro até outubro de 2019, cerca de 19 mil motoristas foram flagrados dirigindo após o consumo de bebida alcoólica, no Distrito Federal. Os dados foram divulgados pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), nesta terça-feira(26).

O número representa o aumento de 5,9% na comparação com o mesmo período de 2018, quando o Detran registrou 17.985 autuações. Foram 1.072 flagrantes a mais.

Segundo o órgão, o aumento nos registros está diretamente relacionado ao maior rigor na fiscalização (veja detalhes abaixo). Os números incluem as ações da Polícia Militar do DF e as blitzes nas rodovias federais e distritais que cortam a capital do país.

No início do mês, o Detran informou que, em média, 16 motoristas – por dia – tiveram a carteira suspensa no DF. Quase 90% dos condutores impedidos de dirigir foram pegos no teste bafômetro.

Aparelho utilizado para realização do exame de Bafômetro  — Foto: Divulgação/ DetranAparelho utilizado para realização do exame de Bafômetro  — Foto: Divulgação/ Detran

Aparelho utilizado para realização do exame de Bafômetro — Foto: Divulgação/ Detran

Fiscalização mais rígida

Segundo o diretor de fiscalização do Detran, Harley Bueno, o aumento nos números é reflexo de um endurecimento na fiscalização feita pelo órgão. Ele ressalta ainda a importância das operações conjuntas no combate à alcoolemia.

“Flagrante de embriaguez é questão de fiscalização. Não tem outra maneira para chegar a essas pessoas. O condutor tem que ser parado e fazer o teste do bafômetro.”

Casos

No último dia 9, um carro atingiu duas casas em Vicente Pires, no Distrito Federal. O veículo foi parar em cima do telhado de uma das residências. O automóvel ficou com uma parte suspensa no muro vizinho.

Carro atinge casa em Vicente Pires, no Distrito Federal, e fica suspenso entre telhado e muro — Foto: Arquivo Pessoal Carro atinge casa em Vicente Pires, no Distrito Federal, e fica suspenso entre telhado e muro — Foto: Arquivo Pessoal

Carro atinge casa em Vicente Pires, no Distrito Federal, e fica suspenso entre telhado e muro — Foto: Arquivo Pessoal

De acordo com os policiais que atenderam a ocorrência, havia um casal dentro do carro. Ambos estavam com sinais de embriaguez e não informaram quem estava dirigindo. Eles foram detidos em flagrante.

Outro caso aconteceu no último dia 10, quando um homem de 63 anos foi atropelado em Ceilândia. Ele foi atingido por um motorista, de 34 anos, que dirigia embriagado, segundo a polícia.

Conforme a investigação, o veículo foi encontrado às margens da via Estrutural, na altura de Vicente Pires – a mais de dez quilômetros de distância do local do acidente. O motorista fugiu sem prestar socorro.

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News