Pular para o conteúdo
Início » Quem leva está copa? veja aqui números que chegam para está final em Catar

Quem leva está copa? veja aqui números que chegam para está final em Catar

Quem leva está copa? veja aqui números que chegam para está final em Catar

Brasília, 18 de dezembro de 2022

Equipes se encontraram também na edição do Mundial da Rússia há quatro anos

Adaptações

Alexandre Torres

Guará News

Argentina França decidem neste domingo, 18, a Copa do Mundo do Catar, às 12h, no Lusail Stadium. Além do título mundial, outras marcas importantes também podem ser atingidas pelas equipes, que desde o início, eram consideradas candidatas ao troféu.

As duas seleções chegam com histórias distintas até a grande decisão, mas com pé de igualdade principalmente pelo talento de seus grandes protagonistas e camisas 10: Lionel Messi e Kylian Mbappé.

Campanha da Argentina

Os hermanos foram do inferno ao céu nesta Copa do Mundo. Logo na estreia uma derrota sofrida e surpreendente para a Arábia Saudita, de virada, por 2 a 1. A segunda partida contra o México era decisiva: se perdesse estava eliminada da competição. Mas com brilho de Lionel Messi, conseguiu vencer por 2 a 0 e foi para a última partida confiante. Em grande atuação contra a Polônia, o time de Lionel Scaloni repetiu o mesmo placar e se garantiu na primeira colocação do Grupo C.

No mata-mata, a Austrália causou mais dificuldades do que se esperava. A Argentina chegou a abrir 2 a 0, mas os rivais diminuíram e pressionaram os hermanos até o fim da partida. Porém, sem sucesso.

A Holanda foi a adversária das quartas de final. Lionel Messi apareceu e brilhou novamente. Ele marcou de pênalti e ainda deu uma assistência genial para Molina. Os europeus reagiaram no último minuto do tempo normal e levaram o jogo para a prorrogação, mas, nas penalidades, o goleiro Dibu Martínez brilhou e garantiu os sul-americanos na semifinal.

O tão esperado duelo entre Brasil e Argentina não aconteceu após Croácia ‘atrapalhar’ os planos de Tite e cia. Sem muita dificuldade, os argentinos conseguiram abrir 3 a 0 no placar e sacramentaram a vaga na grande decisão.

Campanha da França

Os franceses também estrearam com susto, mas durante os 90 minutos conseguiram reagir. A Austrália abriu o placar contra a França, que com talento de Mbappé, Giroud e companhia, virou para 4 a 1. Na segunda partida, a equipe teve dificuldades, mas seu camisa 10 tratou de balançar as redes duas vezes e garantir o triunfo sobre a Dinamarca por 2 a 1. Fechando a fase de grupos, uma derrota por 1 a 0 contra a Tunísia, com os reservas em campo.

Argentina x França e Messi x Mbappé na final da Copa:

Nas oitavas de final, os atuais campeões mundiais não enfrentaram dificuldades e conseguiram a classificação sobre a Polônia, de Robert Lewandowski, por 3 a 1. Na fase seguinte, um grande clássico contra Inglaterra. Os franceses não tiveram boa atuação, sendo bem pressionadas até o fim. Harry Kane teve a chance em cobrança de pênalti, mas isolou, deixando o placar em 2 a 1.

Na semifinal, a França teve pela frente a surpresa da competição, o Marrocos. Os europeus saíram na frente logo no começo da partida, mas levaram pressão durante todo o jogo. Os africanos tiveram grande atuação, mas pecaram nas chances perdidas e viram os rivais marcarem 2 a 0 no final do duelo para carimbar o passaporte para a grande decisão.

Último jogo em Copas – Oitavas de final de 2018

Em 2018, as equipes tiveram campanhas distintas na fase de grupos, mas França e Argentina protagonizaram um dos melhores jogos da Copa do Mundo. Os Bleus lideraram o Grupo D e eram favoritos diante dos sul-americanos que estavam em crise e passaram em 2° lugar no Grupo C.

O confronto teve duas viradas e no fim, a seleção francesa venceu por 4 a 3 e seguiu a campanha que terminaria no título mundial. Com apenas 19 anos, o grande destaque foi Kylian Mbappé, promessa na ocasião, que marcou dois gols e encantou o mundo com arrancadas e uma grande atuação.

Rivalidade de lado? Comentaristas revelam torcida por Messi e Argentina na final da Copa do Mundo:

Griezmann abriu o placar, de pênalti. No fim do primeiro tempo, Di María empatou após chute de fora da área, e no início da segunda etapa, Mercado empatou. Na sequência, a França marcou três gols em 11 minutos, sendo um golaço de Pavard (eleito o mais bonito da Copa) e dois de Mbappé. Nos acréscimos, Agüero ainda fez o terceiro da Argentina, mas já era tarde demais.

A escalação da Argentina em 2018: Armani; Gabriel Mercado, Otamendi, Marcos Rojo (Fazio) e Tagliafico; Enzo Pérez (Agüero), Mascheranos, Banega; Pavón (Meza), Messi e Di María.

A escalação da França em 2018: Lloris; Pavard, Varane, Umtiti, Lucas Hernández; Pogba, Kanté; Mbappé (Thauvin), Griezmann (Fekir), Matuidi (Tolisso); Giroud.

Recordes, números e curiosidades batidas e que ainda podem ser alcançadas

Zidane, Pelé, Vavá e Paul Breitner foram os únicos jogadores a marcar gols em duas finais de Copa do Mundo, feito que pode ser alcançado por Mbappé e Griezmann. O craque do PSG já marcou cinco gols no Catar, somando nove ao todo, batendo o recorde que era de Pelé. Mbappé é agora o jogador com mais gols na competição mundial antes dos 24 anos.

A Argentina pode ser a segunda seleção que será campeã mesmo perdendo na estreia. Em 2010,  a Espanha sofreu derrota por 1 a 0 para a Suíça. Logo depois, a equipe não perdeu mais e fez os europeus serem os únicos campeões até hoje a terem perdido no primeiro jogo.

Finais da Argentina

A Argentina entrará em campo contra a França para a sua sexta decisão de Copa do Mundo. A equipe sul-americana já decidiu o Mundial em 1930, 1990 e 2014, ficando com o vice-campeonato. Venceu em 1978, quando sediou a competição, e em 1986, no México.

Finais da França

A França é a primeira seleção a chegar a duas finais consecutivas de Copa do Mundo desde o Brasil, em 1994 e 1998. Os franceses conquistaram os títulos de 98 e 2018, perdendo nos pênaltis para a Itália em 2006.

Histórico completo de confrontos

A final de 2022 será o quarto encontro de Argentina e França na história de Copas do Mundo. A vantagem está com os sul-americanos, que venceram em 1930 e 1978. O único triunfo francês foi há quatros anos na Rússia. No retrospecto geral, a Argentina também leva vantagem com seis vitórias em 12 jogos. Os europeus ganharam em três oportunidades, mesmo número de empates.

Jejum da Argentina

Em 1986, liderados pelo grande ídolo Diego Maradona, os hermanos venceram a Alemanha por 3 a 2 e se sagraram bicampeões do mundo. Na edição seguinte, em 1990, as equipes voltaram protagonizar uma nova decisão, mas dessa vez, a Argentina saiu derrotada por 1 a 0.

Depois, o país amargou 24 anos de jejum sem alcançar uma decisão de Mundial. Até que em 2014, liderados por Messi, os argentinos perderam novamente para a Alemanha, na prorrogação, pelo mesmo placar. Caso fique com o título no Catar, o país vai quebrar um jejum de 36 anos.

França pode ser 3ª bicampeã

A França pode ser a primeira seleção a ser bicampeã do mundo em 60 anos  A equipe de Deschamps buscar repetir o Brasil de 1958 e 1962, e a Itália, de 1934 e 1938.

Busca do Tri

É a quinta vez na história que a final do Mundial terá duas seleções se enfrentando com o mesmo número de títulos.  Argentina (1978 e 1986) e França (1998 e 2018) jogam para se tornarem tricampeãs do mundo.

 

  • Alexsander VieiraAlexsander Vieira