Pular para o conteúdo
Início » Qualidade dos ônibus no DF é avaliada por questionário; saiba como participar

Qualidade dos ônibus no DF é avaliada por questionário; saiba como participar

Por TV Globo e G1 DF

Estudantes esperam por ônibus no DF — Foto: Toninho Tavares/Agência BrasíliaEstudantes esperam por ônibus no DF — Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Estudantes esperam por ônibus no DF — Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

O Ministério Público do DF e a organização não governamental Instituto de Fiscalização e Controle lançaram nesta quarta-feira (21) um questionário para que a população possa avaliar a qualidade dos ônibus que circulam em Brasília.

Durante a campanha “Como anda meu ônibus”, passageiros, motoristas e cobradores poderão avaliar vários aspectos do transporte na capital e apontar quais são os principais problemas.

Entre as questões, estão:

  • Quanto tempo, em média, você espera na parada até pegar seu ônibus?
  • Sensação de segurança dentro dos ônibus contra roubos, furtos e agressões
  • Proteção contra a exposição ao sol e à chuva na parada de ônibus
  • Iluminação pública nas parada de ônibus
  • Facilidade de fazer conexões, entre linhas, para chegar ao destino

A partir das reclamações, o Ministério Público promete cobrar melhorias da Secretaria de Mobilidade. O questionário receberá respostas dos usuários até 21 de agosto de 2020.

“Hoje, quem presta o serviço do transporte coletivo são empresas concessionárias ou permissionárias. Elas têm contrato com a Secretaria de Mobilidade, precisam cumprir requisitos de qualidade. Inclusive, são muito bem remuneradas”, afirma a promotora de Defesa do Patrimônio Público, Lenna Daher.

“Às vezes, você fica mais de uma hora esperando”, diz a doméstica Rosilene da Silva.

“Eu uso os aplicativos que o transporte público oferece, mas muitas vezes o horário não está de acordo. O atraso dos ônibus quebra a nossa perna, dificulta a nossa vida”, afirma o técnico em informática André Oliveira.

Passageiros em parada de ônibus nesta quinta-feira (2), primeiro dia de greve do Metrô-DF — Foto: TV Globo/ReproduçãoPassageiros em parada de ônibus nesta quinta-feira (2), primeiro dia de greve do Metrô-DF — Foto: TV Globo/Reprodução

Passageiros em parada de ônibus nesta quinta-feira (2), primeiro dia de greve do Metrô-DF — Foto: TV Globo/Reprodução

Adaptações:

Alexandre Torres

Guará News