Prospera DF. Programa de crédito orientado bate recorde no DF

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Programa de crédito orientado bate recorde no DF

Inovações e aumento do valor a ser emprestado deve turbinar ainda mais o Prospera em 2020

AGÊNCIA BRASÍLIA *
Feliz ano novo: microempreendedores alinhados para receber cartas de crédito | Foto: Secretaria de Trabalho / Divulgação

O programa Prospera bateu o seu próprio recorde. Foram 696 pessoas atendidas e um excepcional montante emprestado – havia previsão de 9 milhões de reais, mas chegou-se à marca inédita de R$ 10.458.167,59, atingindo a meta de 100% do recurso destinado. Capitaneado pela Secretaria de Trabalho (Setrab), o Prospera dispõe sobre crédito orientado com o objetivo de incentivar o crescimento e atender à necessidade financeira de microempreendedores do Distrito Federal.

Leia também

Mutirão da Simplificação mobiliza empreendedores em Taguatinga

O secretário de Trabalho, Ivan Alves dos Santos, comemora o feito e explica que esse é o sentido do programa. “É uma política pública voltada para o crescimento da demanda da economia, com o intuito de que os empreendedores possam cada vez mais investir em seus negócios, voltar aqui para renovar seus créditos e, cada vez mais, crescer”, resume.

Dentre os contemplados está o empresário Magno Gomes de Oliveira, proprietário da loja de produtos naturais Natureba Life Style. Ele salientou a importância do dinheiro para impulsionar as compras e girar seu capital. “Vou comprar à vista, tendo desconto. Este empréstimo, com estes juros irrisórios… Nem mesmo um amigo faz o que o Prospera faz por nós, dividindo em várias vezes e com juros que quase não existem”, completou Magno.

Para Ludmila Galletti, que trabalha no ramo de eventos infantil, a ideia é de expandir o investimento. “Espero que, com esse dinheiro, eu possa alavancar ainda mais meus negócios. A gente precisa fazer alguns investimentos, fazer mais parcerias, conquistar novos clientes e abrir o leque de contatos”, disse Ludmila, proprietária da empresa TendTudo Festa, contemplada pela primeira vez com o empréstimo.

Equipe da Setrab ministra palestra sobre crédito orientado | Foto: Secretaria de Trabalho / Divulgação

Já Djane Souza da Silva, que beneficiada pelo crédito pela sexta vez, falou de sua experiência bem-sucedida. “O Prospera me ajudou a comprar à vista e dar crescimento à empresa. Quando peguei pela primeira vez, em 2009, eu trabalhava com confecções. Fui crescendo e migrei para materiais elétrico e hidráulicos e, graças a Deus, tem dado tudo certo em minha vida”, comemorou.

Com o sucesso do Prospera a perspectiva é que 2020 será um ano promissor. Tanto devido ao aumento do montante a ser emprestado quanto em razão de algumas inovações, como explica o secretário de Trabalho. “Nosso intuito é fazer uma nova rodada de negociação para que os comerciantes possam se interagir entre eles, para que possam comercializar o produto um do outro”, acrescentou Ivan Alves dos Santos.

“A tendência é que a gente aumente o programa, já que a inadimplência é muito baixa.”

A previsão é de que seja aberto novo período para inscrições no programa a partir do mês de março.

* Com informações da Secretaria de Trabalho

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News

Você também pode querer ler