Pular para o conteúdo
Início » Proporcionalidades dos blocos é informada pela CLDF para CPI que irá investigar os atos antidemocráticos

Proporcionalidades dos blocos é informada pela CLDF para CPI que irá investigar os atos antidemocráticos

Proporcionalidades dos blocos é informada pela CLDF para CPI que irá investigar os atos antidemocráticos

Brasília, 23 de janeiro de 2023

Adaptações

Alexandre Torres

Guará News

 

 

 

 

Foto: Divulgação/TV Câmara Distrital

Com a publicação da proporcionalidade, blocos têm cinco dias úteis para indicar os distritais que vão participar das investigações

Conforme Diário Oficial da CLDF publicado na manhã desta segunda-feira, foi estabelecida a proporcionalidade e números de lugares de cada bloco parlamentar que a bancada irá compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá investigar os atos antidemocráticos ocorridos em Brasília.

O Bloco A força da Família, composto por Jaqueline Silva (Agir), Doutora Jane (Agir), Pastor Daniel de Castro (PP), Pepa (PP), João Cardoso (Avante), Paula Belmonte (Cidadania) e Rogério Morro da Cruz (PMN), terá direito a duas cadeiras; O Bloco União Democrática, que terá uma vaga, conta em sua composição com os seguintes deputados, Robério Negreiros (PSD), Jorge Vianna (PSD), Eduardo Pedrosa (União) e Martins Machado (Republicanos); os partidos PL, com os parlamentares Joaquim Roriz Neto, Roosevelt Vilela, Thiago Manzoni e Daniel Donizet; PT, com Chico Vigilante Lula da Silva, Ricardo Vale e Gabriel Magno, MDB com Hermeto, Iolando e Wellington Luiz , e a Federação PSOL-PSB, com Fabio Felix (PSOL), Max Maciel (PSOL) e Dayse Amarilio (PSB), terão uma vaga cada, totalizando sete membros na CPI.

Agora, os líderes de bloco, federação e partido devem encaminhar à Presidência da Casa, por meio da Secretaria Legislativa, os nomes dos membros das respectivas bancadas, entre titulares e suplentes, que irão compor a Comissão Parlamentar de Inquérito. O prazo é de cinco dias úteis. Robério Negreiros (PSD) é primeiro subescritor do requerimento, lido na quarta-feira (18),  que deu início ao pedido de instalação da CPI, desta maneira, o parlamentar tem assento garantido conforme regimento da CLDF.
​​​​​​​

 

Próximos passos da CPI
​​​​​​​

Após a definição dos membros, é realizada uma sessão para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito e é feita a escolha da presidência e da relatoria. A CPI terá duração de 180 dias, podendo se estender por mais três meses, para finalizar suas atividades, que devem ser iniciadas em fevereiro.

Isabella Almeida (estagiária)- Agência CLDF