Na edição desta terça-feira (18/06/2019) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), a Secretaria de Transporte e Mobilidade publicou a autorização para nove empresas começarem os estudos de implantação do projeto.
Ainda não há definição a respeito da viabilidade da proposta, como seria executada, nem o valor da cobrança.
Caso a medida venha a se tornar realidade, será por meio de parceria público-privada (PPP). A princípio, os valores arrecadados serão revertidos para melhorar a mobilidade no DF.
As empresas listadas no DODF terão 90 dias corridos para apresentar as propostas de modelo de estacionamento rotativo, a contar da publicação do termo de autorização nesta terça. Ou seja, os estudos devem estar concluídos em meados de setembro.
Essas são as áreas que poderão ter estacionamento pago:
No Plano Piloto:
– Ministérios e anexos
– Palácio do Buriti
– Quadras comerciais locais
– Quadras residenciais
– Quadras 500, 700 e 900 (Sul e Norte)
– Setor Comercial Sul (SCS)
– Setor Comercial Norte (SCN)
– Setor Bancário Sul (SBS)
– Setor Bancário Norte (SBN)
– Setor de Autarquias Sul (SAUS)
– Setor de Autarquias Norte (SAUN)
– Setor de Rádio e TV Sul (SRTVS)
– Setor de Rádio e TV Norte (SRTVN)
– Setor Hoteleiro Sul (SHS)
– Setor Hoteleiro Norte (SHN)
– Setor Médico Hospitalar Sul (SMHS)
– Setor Médico Hospitalar Norte (SMHN)
– Setor Médico Hospitalar Local Norte (SHLN)
– Setor Médico Hospitalar Local Sul (SHLS)
– Setor de Indústrias Gráficas (SIG)
Nos terminais e estações de ônibus:
– Terminal Asa Sul (TAS)
– Terminal de Integração BRT (Gama)
– Terminal de Integração BRT (Santa Maria)
– Estação Periquito (BRT Sul)
– Estação Caub (BRT Sul)
– Estação Catetinho (BRT Sul)
– Estação Santos Dumont (BRT Sul)
– Estação Ipê (BRT Sul)
– Estação SMPW 26 (BRT Sul)
– Estação Vargem Bonita (BRT Sul)
Nas estações de metrô:
– Central
– Galeria
– 102/202 Sul
– 106/206 Sul
– 108/208 Sul
– 110/210 Sul
– 112/212 Sul
– 114/214 Sul
– Asa Sul
– Shopping
– Feira
– Guará
– Arniqueiras
– Águas Claras
– Concessionárias
– Estrada Parque
– Praça do Relógio
– Centro Metropolitano
– Ceilândia Sul
– Guariroba
– Ceilândia Centro
– Ceilândia Norte
– Terminal Ceilândia
– Taguatinga Sul
– Furnas
– Samambaia Sul
– Terminal Samambaia
Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Valter Casimiro, a inclusão das quadras residenciais é necessária para evitar a migração dos motoristas que iriam estacionar nas vagas das comerciais para os setores habitacionais, tirando o estacionamento dos moradores.
O número de veículos autorizados para o estacionamento gratuito por família será definido a partir do detalhamento do projeto e de uma audiência pública.
O caminho para a implantação da chamada Zona Verde ainda é longo. Após a apresentação dos projetos, o modelo será analisado pelo GDF. Depois, precisa das aprovações do Escritório de Projetos do Executivo e do Tribunal de Contas do DF (TCDF). Na sequência, serão necessárias audiências públicas e aval da Câmara Legislativa.
A implantação de estacionamentos rotativos é uma ideia antiga e polêmica. Os projetos já apresentados na Câmara Legislativa não avançaram. A controvérsia é mais aguda no caso das quadras residenciais do Plano Piloto.
Por outro lado, o sistema rotativo é um pleito de comerciantes e empresários, que enfrentam dificuldades para receber clientes. Além disso, do ponto de vista do GDF, o modelo de vagas pagas para carros, motos e similares é uma forma de incentivar o uso do transporte coletivo.A transformação de estacionamentos gratuitos em pagos já começou na atual gestão. Desde março, o Centro de Convenções Ulisses Guimarães passou a cobrar tarifa de motoristas. Depois de duas horas estacionados, os usuários pagam de forma fracionada, por minuto.
Fonte: Metrópoles (com adaptações Edição Guará News)
Foto : Guará News