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Perigo nas estradas! Consideradas de alto risco, rodovias federais no DF não possuem radares em funcionamento

Por Gabriel Luiz e Pedro Alves, TV Globo e G1 DF

res nas estradas federais — Foto: Reprodução/JN

Mesmo após o acordo entre a Justiça Federal e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) que previa a instalação de radares em rodovias federais pelo país, o Distrito Federal ainda não possui equipamentos em funcionamento.

Um relatório de enviado pelo Dnit à Justiça aponta que, dos 19 aparelhos que deveriam ser instalados em quatro rodovias federais da capital, nenhum está em operação. O documento mostra ainda que, do total de pontos que devem receber radares no DF, 17 são considerados de risco alto ou muito alto.

À Justiça, o Dnit informou que a empresa selecionada para fornecer o material teve problemas ao apresentar garantias exigidas em contrato.

Nesta terça-feira (22), a juíza Diana Wanderlei, responsável por homologar o acordo, realiza uma audiência para acompanhar o cumprimento dos termos. Caso haja indício de que há descumprimento, o Dnit pode sofrer sanções.

Veículos na BR-070, no Distrito Federal — Foto: Pedro Ventura/Agência BrasíliaVeículos na BR-070, no Distrito Federal — Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Veículos na BR-070, no Distrito Federal — Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Radares no DF

O acordo fechado entre o órgão e a Justiça prevê a instalação de radares em 19 pontos nas seguintes rodovias federais que cortam o DF:

  • BR-020: 2 aparelhos
  • BR-070: 12 aparelhos
  • BR-080: 2 aparelhos
  • BR-251: 3 aparelhos

Os termos foram homologados em 30 de julho deste ano e previam que os trechos de rodovias considerados de risco alto ou muito alto deveriam ter radares instalados até dois meses após a assinatura do acordo.

Rodovias de risco

No DF, dos 19 pontos que devem receber radares:

  • 16 são classificados como de risco muito alto
  • 2 são classificados como de risco médio
  • 1 é classificado como de risco alto

O que diz o Dnit

Ao justificar a ausência dos radares, o Dnit afirmou à Justiça que a empresa selecionada para o fornecimento dos radares, teve “dificuldades em apresentar garantia contratual adicional”.

Segundo o órgão, a companhia acionou a Justiça para conseguir a dispensa do documento que impede a assinatura do contrato. No entanto, ainda não houve decisão sobre o caso.

O Dnit disse ainda “que está dando continuidade aos trâmites administrativos necessários para contratação” da empresa que ficou em segundo lugar na seleção.

Ao G1, a juíza Diana Wanderley afirmou que, na audiência desta terça, o órgão deverá apresentar uma atualização do problema, com alternativas para a solução.

“Na audiência, devemos ter uma resposta atualizada quanto a isso. Após o fechamento do contrato, a empresa ainda deve ter 60 dias para instalar os radares. Mas vamos procurar alternativas para encurtar esse prazo, desde que não haja prejuízo à qualidade do material”, explica.

Retirada de radares

Radar em rodovia — Foto: Reprodução EPTV/Edson de OliveiraRadar em rodovia — Foto: Reprodução EPTV/Edson de Oliveira

Radar em rodovia — Foto: Reprodução EPTV/Edson de Oliveira